Cursos Abertos

LALT FEC-InfrA Unicamp

Introdução a Economia

Estrutura de Mercado

Visão Geral:

Conceitos: mercado; livre mercado; estrutura de mercado; Estrutura de mercado quanto à competitividade; quanto à venda do produto; Classificação dos mercados e suas características; Efeito econômico da propaganda; Conceitos: oligopólio; monopólio; Conduta e eficiência de mercado;

Slides da Vídeo Aula

Vídeo Aula

Leituras Sugeridas

Antes de assistir os vídeos sugere-se a leitura dos seguintes capítulos de um dos livros de referência a sua escolha:

• PINDYCK, R.S.; RUBINFELD, D.L. Microeconomia. 7ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Capítulo 10: Poder de mercado: monopólio e monopsônico; Capítulo 12; Competição monopolística e oligopólio.
• VARIAN, Hal R. Microeconomia. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Capítulo 22: A oferta da empresa; Capítulo 24: Monopólio; Capítulo 26: O mercado de fatores; Capítulo 27: O oligopólio.
• VASCONCELLOS, M  Economia Micro e Macro, 4 São Paulo Ed Atlas, 2008. Capítulo 7: Estruturas de mercado.

Recursos Complementares

Exercícios

Recursos Extras