Plataformas Logísticas Urbanas Sustentáveis


Plataforma Logística é uma área específica onde são efetuadas diversas atividades como transporte, logística e distribuição de mercadorias de trânsito nacional ou internacional. Esta infraestrutura é uma alternativa moderna de organizar e solucionar problemas ocasionados por aumento do fluxo de veículos circulantes em uma cidade devido à crescente demanda da distribuição de mercadorias (EUROPLATFORMS, 2004).

A implantação de uma plataforma logística atende a quatro objetivos principais: gerar ganhos de escala em operações logísticas e alavancar valor para as cadeias de suprimentos; organizar o território urbano; minimizar os impactos negativos do transporte de carga; e, gerar empregos.

A importante contribuição das plataformas logísticas reside em seu potencial de alavancar negócios e desenvolver redes de cooperação entre os usuários. Porém, como destacam Balestrin e Verschoore (2008) por mais que a proximidade geográfica, disponibilidade de infraestrutura representem um contexto altamente favorável ao desenvolvimento de ações de cooperação, raramente se observará uma efetiva dinâmica de cooperação entre as empresas caso três princípios basilares não estejam presentes: objetivos comuns, interação e gestão coordenadora.

Partilhar objetivos comuns facilita o surgimento de um ambiente cooperativo, além de ser elemento fundamental para sobrevivência de longo prazo da rede cooperativa. Estabelecer conexões entre os integrantes da rede é uma condição necessária para atingir estes objetivos comuns.  Assim, são necessários meios tecnológicos que permitam a transmissão, armazenagem e processamento de informações. Finalmente, a gestão das ações coletivas é peça-chave para um desempenho superior (Balestrin e Verschoore, 2008). Para os autores podem ser identificados seis ganhos competitivos das redes de cooperação:

  • Maior escala e poder de mercado;
  • Geração de soluções coletivas;
  • Redução de custos e riscos;
  • Acúmulo de capital social;
  • Aprendizagem coletiva;
  • Inovação colaborativa;

A organização espacial se dá porque a plataforma logística disciplina a localização e disposição de atividades que consomem quantidades consideráveis de espaço, tais como áreas de estocagem de produtos, de estacionamento e de manobra de transporte de carga no contexto urbano.

Em termos de sustentabilidade urbana, a implantação de uma plataforma logística representa um incremento ao ordenamento territorial uma vez que concentra, em uma porção delimitada do território, as atividades de logística e transporte evitando a contaminação do tecido urbano, sobretudo da periferia, que pode se dar por impactos negativos causados por instalações e infraestruturas de má qualidade que geram externalidades negativas como poluição e degradação nas cidades. Como as atividades logísticas estão aglutinadas e delimitadas num espaço, o gerenciamento e controle ambiental dessas atividades são facilitados, pois permite a identificação e mitigação das fontes de impacto ambiental anteriormente dispersas no cenário urbano.

Taniguchi e Van det Heijden (2000) afirmam que as Plataformas Logísticas Urbanas são estratégicas para aumentar a cooperação em matéria de sistemas de transportes e mercadorias, surgem como sistemas para a redução de emissão de dióxido de carbono e para a redução de impactos ambientais por minimizar as distâncias percorridas pelos caminhões e veículos de distribuição de mercadorias. A tendência das operações logísticas se organizarem em plataformas logísticas, que aglutinam diversos tipos de serviços logísticos e atividades de manufatura, aponta para a necessidade de se estabelecer diretrizes ambientais para a sustentabilidade desse tipo de empreendimento e sua interface com o território urbano e a distribuição de cargas.

Conclui-se que os dois maiores ganhos da utilização de plataformas logísticas urbanas estão relacionados, primeiro na criação de sinergia entre negócios e operações logísticas, segundo com a aglutinação de passivos ambientais antes dispersos no meio urbano, facilitando seu gerenciamento, e incrementando a qualidade ambiental e a sustentabilidade no meio urbano.