Edital CNPq/MCTI Nº 10/2023

Uma nova abordagem para tarefas de last-mile em favelas apoiado por análise espacial e sustentabilidade

A new approach for last-mile delivery in slum areas based on spatial analysis and sustainability

Metodologia

A pergunta central do projeto é como a análise espacial, associada à sustentabilidade como injunção, pode permitir operações de last-mile multimodal mais adequadas ao ambiente das favelas.

A motivação é de que a maioria dos moradores de favela não possui serviço de entregas na porta de suas moradias (algo natural para a população geral) e que reduz o potencial de crescimento desses indivíduos, sua qualidade de vida e aumenta o sentimento de exclusão dos mesmos. Associado a isso o grupo de pesquisadores dessa proposta possuem expertise para responder a essa pergunta e propor soluções.

Destaca-se que o tema em questão em sua forma ampla, relacionando Logística, Geomática e Sustentabilidade, não é explorado no mundo.

Esse movimento inicial de consolidação deste grupo de pesquisa irá criar novos caminhos de pesquisa relacionando ambiente acadêmico e industrial, em âmbito nacional e internacional, nos próximos anos. Essa proposta contempla aspectos tecnológicos, ambientais e sociais, indo ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Outro aspecto a se destacar, em função das parcerias com renomadas empresas que atuam no setor, é que a medida que os conhecimentos sejam desenvolvidos e consolidados poderão ser imediatamente aplicados a problemas reais.

Considerando o horizonte de 3 anos para desenvolvimento da proposta e que o principal objetivo é a identificação de um referencial conceitual, metodológico e prático sobre o tema bem como a consolidação de uma linha de pesquisa integrando Geomática, Transportes e Logística, propõe-se as atividades a seguir.

O desenvolvimento do projeto será apoiado em uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema na literatura científica e nos casos e aplicações existentes na prática. Terá também o apoio do conjunto de trabalhos teóricos e práticos que os pesquisadores envolvidos já vêm desenvolvendo em pesquisas e orientações atuais

No primeiro ano, os esforços estarão voltados para o desenvolvimento de um arcabouço conceitual para o tema, isto é, a delimitação do objeto de estudo e desenvolvimento de um conjunto de estudos de casos exploratórios. Assim como a estruturação dos meios de divulgação científica e comunicação com a sociedade.

Este arcabouço conceitual deverá considerar os seguintes aspectos:

a) Descrição sistemática de literatura relacionada ao tema, com identificação de componentes, variáveis e atributos
b) Identificação da existência do sistema no mundo real (estado-da-arte) contemplando visitas a campo em favelas do Brasil
c) Observação dos seus elementos e suas relações
d) Necessidades de representações conceituais e tipologia de modelos utilizados
e) Quadro geral dos tipos de problemas existentes e estratégias de solução.

A análise dos elementos obtidos permitirá a identificação de uma hierarquia de problemas, graus de importância, temas de destaque e potencial de pesquisas a serem desenvolvidas. Ao final desta fase espera-se ter de forma bem definida: o objeto, o escopo, o contexto e os objetivos.

No segundo ano, o trabalho estará voltado para o desenvolvimento de um arcabouço metodológico que auxilie o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa, de mestrado e doutorado, convergentes com o objeto definido na etapa anterior e a realização de aplicações visando explorar melhor as questões identificadas no primeiro ano.

Este arcabouço metodológico deverá:

a) Identificar as metodologias existentes na literatura relacionadas com o tema, entendendo metodologia como descrição, explicação e justificativa de métodos.
b) Consolidar um conjunto estruturado de metodologias voltadas para o tema
c) Identificar lacunas existentes e oportunidades de pesquisa.
d) Desenvolver os métodos relacionados a extração de malha viária das favelas (com dados LASER e morfologia matemática); Rotulação e Roteirização de entregas em favela por meio de análises espaciais (lastmile multimodal); e Análise de sustentabilidade com base no método de last-mile multimodal proposto.

A partir do terceiro ano, os esforços serão destinados para a orientação de pesquisas voltadas para o tema, consolidação de um grupo de pesquisa e realização de estudos de caso para validação das conclusões obtidas. Estes estudos de caso serão desenvolvidos junto às empresas interessadas no projeto.

Visando uma maior difusão dos conhecimentos adquiridos e maior interação com a comunidade científica e da prática interessados no tema, além dos artigos científicos e dos workshops propostos, será criado: um website interativo com o repositório dos conteúdos produzidos a fim de documentar todo desenvolvimento do projeto; um canal no YouTube e ativados grupos de discussão em redes sociais como Linkedin, Instagran e Tiktok, além de atualização permanente dos conteúdos nos perfis dos pesquisadores no Academia.edu, Google acadêmico, ResearchGate e Mendeley. O acompanhamento das atividades, assim como planejamento e execução das tarefas (produção científica, gastos, desenvolvimento dos alunos envolvidos entre outros), será realizado por meio de reuniões sistemáticas bimestrais com todos os pesquisadores envolvidos no projeto.

Os dois principais laboratórios atuantes neste projeto (Unicamp: LCD e LALT) atuam em parceria há mais de uma década e atualmente estudam e discutem estratégias de análise espacial para logística urbana. Dessa forma, a experiência dos pesquisadores poderá expandir a fronteira do conhecimento para aplicações em regiões de favela. A sinergia desse grupo permitirá a resolução eficaz do problema central, principalmente pela complementação da expertise do Professor Ayman Habib de Purdue University inglesa e do Professor Vinícius Minatogawa da PUC Valparaiso chilena somado a experiencia pratica da empresa Fototerra.