Cursos Abertos

LALT FEC-InfrA Unicamp

Serviços Logísticos

Palestra Prof. Novaes

Visão Geral:

Uma Inovação Disruptiva: do Armazém Tradicional ao Transdocking No transdocking, o objetivo é operar um Armazém sem Estoque (Gue, 2007). Essa inovação disruptiva não procura agregar valor ao processo tradicional de triagem e distribuição de produtos na cadeia logística, mas sim criar um novo valor: a redução, ao máximo, da estocagem e de seus custos.
Na apresentação serão discutidos os principais componentes do processo tradicional de armazenagem e, a seguir, as particularidades do processo de transdocking. Depois serão apresentados dois casos de modelagem computacional em transdocking, com uma discussão das condições práticas de aplicação real e os possíveis resultados. Uma lista de referências será também apresentada.

O Palestrante

Antonio G.N. Novaes formou-se na primeira turma de Engenharia Naval, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, 1959. Fez seu Mestrado no MIT, Cambridge, Massachusets, USA, em Shipping and Shipbuilding Management, 1963.

É Doutor em Engenharia em Pesquisa Operacional na EPUSP (1968). Trabalhou como Senior Analist na Advanced Marine Technology Division, das Indústrias Litton, em Los Angeles, California, na segunda metade da década de 1960, em projetos de logística militar para a Marinha Norte-Americana.

Foi professor de Transportes Marítimos e chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica na EPUSP, e mais tarde professor e chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da EPUSP. Depois se mudou para Florianópolis, SC, onde foi professor titular de Transportes e Logística, no Departamento de Engenharia de Produção da UFSC (1992-2018). Trabalhou como Engenheiro Consultor em Transportes e Logística para agências governamentais brasileiras e diversas empresas privadas de engenharia, empresas de transporte, e outras. Foi presidente executivo da empresa estatal Prodesp, de computação, na década de 1980.

Atualmente é Pesquisador Senior no LALT – Laboratório de Apredizagem em Logística e Transportes, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Geotecnia e Transportes, Unicamp, Campinas, SP.

Link para a live (YouTube)

Slides da Palestra

Recursos Complementares

Referências

• Bartholdi III, J. e K.R. Gue (2000). Reducing Labor Costs in an LTL Crossdocking Terminal. Operations Research, v. 48, p. 823-832.
• Bartholdi III, e K.R. Gue (2004). The Best Shape for a Crossdock. Transportation Science, v. 38, n. 2, p. 235-244.
• Bartholdi III, J.; K.R. Gue e K. Kang (2008). Staging Protocols for Unit-Load Crossdocking. In: Lahmar, M., Facility Logistics, Auerbach Publications, New York, NY, p. 153-171.
• Beinhocker, E.D. (2006). The Origin of Wealth, Harvard Business School Press: Boston, USA.
• Biderman, C. (2001). Forças de Atração e Expulsão na Grande São Paulo, Tese de Doutorado, EAESP, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP.
• Boudouin, D. (2012). Methodological Guide: Urban Logistics Spaces, CRET-LOG, Aix-Marseille, France.
• Boysen, N. (2010). Truck scheduling at zero-inventory cross docking terminals. Computers & Operations Research, V. 37, pp. 32-41.
• Boysen, N. e M. Fliedner (2010). Cross Dock Scheduling: Literature Review and Research Agenda. Omega, v. 38, p. 413-422.
• Crainic, T.G.; N. Ricciardi e G. Storchi (2009). Models for Evaluating and Planning City Logistics Systems. Publication no 2009-11, CIRRELT, Montreal, Canadá.
• Dablanc, L. (2009). Freight Transport: A Key for the New Urban Economy. The World Bank, Freight Transport for Development: A Policy Toolkit, July, 52 pgs.
• Falconer, P. e P. Drury (1978). Almacenaje Industrial: Proyectos y Constructión para Almacenaje, H. Blume, Madrid.
• Fogliatti, M.C. e N.M.. Mattos (2007). Teoria de Filas. Editora Interciência, Rio de Janeiro, RJ. Gue KR. 1999. The effects of trailer scheduling on the layout of freight terminals. Transportation
• Science, 33(4): 419–428.
Gue, K.R. e K. Kang (2001). Staging Queues in Material Handling and Transportation Systems.
• Proceedings of the 2001 Winter Simulation Conference, Arlington, VA, EUA.
Gue, K.R. (2007). Warehouses Without Inventory, ICR 2007, 7: 124-132.
Mulcahy, D. (1994). Warehouse Distribution & Operations Handbook. McGraw-Hill, New York, NY.
• Novaes, A.G.; Takebayashi, F.; Briesemeister, R. (2015). Cross-Docking em Centros Logísticos de Distribuição Urbana: Considerações sobre Operação e Modelagem, Transportes, 23: 47-58.
• Novaes, A.G.; Bez, E.T.; Adriano, D.D. (2018). An Approximate Cost-Integrated Modelling Approach to Cross Dock Design, Pesquisa Operacional, 37: 29-66.
• Odoni, A.R. e R. De Neufville (1992). Passenger Terminal Design. Transportation Research A, v. 1, p. 27-35.
• Quispel, M. (2002). Active Partnerships: The Key to Sustainable Urban Freight Transport. European Conference on Mobility Management, Gent, Bélgica, 15 a 17 Maio.
• Soltani, R. e S.J. Sadjadi (2010). Scheduling Trucks in Cross-Docking Systems: A Robust Meta- Heuristics Approach. Transportation Research Part E, v. 46, p. 650-666.
• Taniguchi, E.; M. Noritake; T. Yamada e T. Izumitani (1999). Optimal Size and Location Planning of Public Logistics Terminals. Transportation Research Part E, v. 35, p. 207-222.
• Taniguchi, E.; R.G. Thompson; T. Yamada e R. van Duin (2001). City Logistics: Network Modelling and Intelligent Transport Systems, Elsevier Science, Oxford, UK.
• Trentini, A.; Feliu, J.G. e N. Malhéné (2013). Développement des Espaces Logistiques Urbains: CDU et ELP dans l’Europe du Sud-Ouest, .
• Vahdani, B. e M. Zandieh (2010) Scheduling Trucks in Cross-Docking Systems: Robust Meta- Heuristics. Computers & Industrial Engineering, v. 58, p. 12-24.
• Van Belle, J.; P. Valckenaers e D. Cattrysse (2012). Cross-Docking: State of the Art. Omega, v. 40, p. 827-846.
• Novaes, A.G. (2015). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição, Elsevier Editora: Rio de Janeiro, 4a edição.
• Veyrat, Pierre (2016). Inovação disruptiva, mais um exemplo de palavra da moda?
• ( https://www.heflo.com/pt-br/gerenciar-negocios/inovacao-disruptiva-exemplo/)
• Vis, I.F.A. e K.J. Roodbergen (2008). Positioning of Goods in a Cross-Docking Environment . Computers & Industrial Engineering, v.54, p. 677-689.