Análise comparativa dos processos logísticos no setor de serviços – subsetor hospitalar

Autor: Marcio Coelho Rocha Filho
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Júnior

O objetivo da pesquisa é desenvolver uma revisão bibliográfica relativa aos processos logísticos no setor hospitalar. O levantamento foi realizado nas bibliotecas da Unicamp, no portal de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no banco de periódicos Emerald, em diversos bancos de teses mantido pelas universidades federais e estaduais e na ferramenta de busca Google acadêmico. Os resultados apontaram a importância da logística para o bom desempenho dos serviços hospitalares: hospitais possuem características únicas (alto grau de incerteza, variações amplas na demanda e riscos elevados frente a eventuais falhas no processo) que fazem da logística uma habilidade crítica para o sucesso do atendimento ao paciente. Na realidade brasileira os gastos de materiais e serviços podem chegar a 50% dos custos do Hospital, incluindo-se 20% que são adquiridos de forma dispersa e sem programação adequada. A ineficiência dos processos contribui para o alto custo hospitalar. Esta pesquisa está inserida no projeto temático Logística no Setor de Serviços em desenvolvimento no LALT (Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes) da FEC/UNICAMP.