Artigos publicados em periódicos
A cadeia de frio farmacêutica ou pharmaceutical cold chain (PCC) lida com requisitos operacionais de logística específicos, relacionados à qualidade, segurança e regulamentações do produto, o que torna complexo o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Além disso, o crescimento do mercado da indústria farmacêutica aumenta a conscientização, em termos de monitoramento e controle de temperatura de mercadorias, dos processos de armazenamento e transporte em toda a rede. Este estudo fornece uma nova abordagem para o PCC, com base em uma revisão sistemática da literatura e extensa análise dos principais aspectos que influenciam os processos da cadeia de suprimentos. As principais conclusões destacam o recente progresso da pesquisa mundial sobre os assuntos relacionados ao PCC, bem como os desafios envolvidos e seus avanços tecnológicos associados, com base em três atributos (características do produto, recursos do veículo e experiência do fornecedor de serviços de logística) e, finalmente, o impacto das tecnologias e seu potencial utilização para melhorar o processo de tomada de decisão em operações integradas da cadeia de frio.
Manufacturing companies strive for ever-increasing competitiveness through productivity and quality. This goal can be achieved through the implementation of lean manufacturing and six sigma methodologies. Lean manufacturing adds value by reducing waste, while six sigma eliminates variability. In this context, this article proposes a new framework within Lean Six Sigma circumstances. The framework was proposed by means of an exhaustive literature review which identified the positive points of other Lean Six Sigma frameworks available on literature. The framework was applied to a case study, and the assessments were based on semi-structured questionnaires and analysis of records and documents. The implementation was carried out in a manufacturing company in Brazil, which belongs to an American-based multinational. In the case study described herein, the manufacturing company established the proposed framework to support the combination of lean manufacturing and six sigma and introduced an enterprise-wide culture of project through the proposed Lean Six Sigma framework, which resulted in significant benefits.
O aumento do número de veículos de carga nos centros urbanos causa diversas externalidades negativas sob os aspectos financeiro, ambiental e econômico, por isso a formulação de políticas públicas que buscam otimizar a logística urbana vem ganhando importância nas agendas dos gestores públicos. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de propor um modelo para apoiar a formulação de políticas públicas de logística urbana com ênfase nos Centros de Distribuição Urbanos (CDUs). O método usado é a simulação matemática contínua baseado em dinâmica de sistemas e que incorpora elementos de gestão de estoque e operações. Este artigo apresenta o modelo e o procedimento proposto para sua aplicação em duas cidades hipotéticas, comparando a implantação de CDUs com outras políticas públicas. Os resultados, medidos pelos custos logísticos totais e pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE), indicam que as restrições à circulação de veículos de carga tendem a impactar negativamente ambos os indicadores; por outro lado, os CDUs são soluções robustas que podem reduzir tanto os custos como as emissões e superam outras políticas, mas se aplicam a cidades que atingiram níveis de congestionamento críticos. A replicação do modelo e do procedimento é discutida.
As cadeias de suprimentos de alimentos estão intrinsecamente ligadas à presença das embalagens, uma vez que estas são imprescindíveis para garantir a proteção e a preservação de alimentos dos centros de produção até o consumidor. Além disso, as embalagens facilitam as etapas de manuseio, transporte e armazenagem, tendo como consequências a melhoria das operações e a redução de custos. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de três diferentes embalagens para acondicionamento de molho de tomate (lata, stand-up pouch e embalagem cartonada) em relação à logística de distribuição na área urbana. Para essa avaliação, foi utilizada a metodologia Packaging Scorecard, na qual são entrevistados os profissionais presentes ao longo da distribuição desses produtos. Os resultados mostraram que, para a cadeia de suprimentos estudada, a lata apresentou o melhor desempenho global. A embalagem cartonada apresentou desempenho global muito próximo ao da lata, tendo melhor desempenho em três dos quatro locais de avaliação. Além disso, os resultados obtidos oferecem uma visão sistêmica da cadeia, com a identificação de pontos críticos das embalagens, e podem ser utilizados pelos profissionais dos diferentes locais de distribuição visando à melhoria do desempenho logístico das embalagens.
The temperature of refrigerated products along the cold chain must be kept within pre-defined limits to ensure adequate safety levels and high product quality. Because temperature largely influences microbial activities, the continuous monitoring of the time-temperature history over the distribution process usually allows for the adequate control of the product quality along both short- and medium-distance distribution routes. Time-Temperature Indicators (TTI) are composed of temperature measurements taken at various time intervals and are used to feed analytic models that monitor the impacts of temperature on product quality. Process Capability Indices (PCI), however, are calculated using TTI series to evaluate whether the thermal characteristics of the process are within the specified range. In this application, a refrigerated food delivery route is investigated using a simulated annealing algorithm that considers alternative delivery schemes. The objective of this investigation is to minimize the distance traveled while maintaining the vehicle temperature within the prescribed capability level.
The goal of this paper is to propose a methodology to assess the services provided by companies that work with road transportation of dangerous goods. The scientific contribution is to fill the existing void in the literature by means of a methodology that brings together: the identification and analysis of the key stakeholders; multicriterial decision support; multivariate data analysis; and classification of the performance profiles of services. The proposed methodology is divided into the following steps: identifying and analyzing the main stakeholders; identifying the main desired requirements of a company that works with road transportation of dangerous goods; obtaining the weights of the desired requirements and of the aspects considered; and classifying the services provided by these companies. A hypothetical example allowed: identified the main actors; list the key attributes desirable in categories; get their weights; enumerate the alternatives for services rendered; define the Accident Risk Classes; and classify the services provided to contracting in optimistic and pessimistic scenarios.
A revisão da literatura é uma etapa chave da pesquisa em qualquer campo da ciência. Na área de logística e transportes se destaca o uso da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Este método apresenta um processo replicável e auditável de execução, mas não está livre do viés e da subjetividade do pesquisador e de falhas em sua execução que podem comprometer os resultados da revisão. Diante destas dificuldades, o trabalho propõe a adoção de critérios de avaliação da qualidade na condução da RSL de forma a identificar falhas e corrigi-las. Para demonstrar a aplicabilidade da proposta, três estudos de caso na área de logística e transportes são avaliados. A aplicação permitiu identificar falhas na execução da RSL e apontar formas de correção das mesmas. Ressalta-se que os critérios propostos são úteis também para a avaliação da qualidade de revisões narrativas da literatura.
O objetivo deste ensaio é discutir, sob o prisma epistemológico e em alguns aspectos ontológicos, os nós das redes logísticas. Analisando-se a literatura técnica e a pratica relacionada a este tema nos últimos 70 anos percebe-se algumas mudanças de paradigmas na definição e na função destes nós. Nesta discussão são considerados três elementos indicativos de rupturas epistemológicas. Serão eles mudanças nos aspectos semióticos, nas relações causais e no contexto. Em termos semióticos, os pontos de término ou de início de um movimento de mercadorias e pessoas sempre foi objeto de estudo e de atenção dos acadêmicos e dos práticos da área de transportes e de logística. Diversas relações causais e modelos explicativos para entendimento e representação de operações logísticas tratam os nós das redes logísticas como componente essencial das cadeias de suprimentos e vem se alterando ao longo do tempo. Em termos de contexto duas são as grandes alterações que condicionam a logística e consequentemente os nós de suas redes. São elas: as diferentes eras econômicas e a alteração do objeto movimentado. Porto, aeroporto, terminal, centro logístico ou plataforma logística: Qual o termo mais adequado? Depende do contexto de sua utilização e do papel exercido pelos mesmos na rede logística, todos são pontos fixos das redes sócio técnica informacionais que garantem os fluxos locais e globais.
The temperature of refrigerated products along the distribution process must be kept within close limits to ensure optimum food safety levels and high product quality. The variation of product temperature along the vehicle routing sequence is represented by non-linear functions. The temperature variability is also correlated with the time required for the refrigerated unit to recover after cargo unloading, due to the cargo discharging process. The vehicle routing optimization methods employed in traditional cargo distribution problems are generally based on the Travelling Salesman Problem with the objective of minimizing travelled distance or time. The thermal quality of routing alternatives is evaluated in this analysis with Process Capability Indices (PCI). Since temperature does not vary linearly with time, a Simulated Annealing algorithm was developed to get the optimal solution in which the minimum vehicle traveling distance is searched, but respecting the quality level expressed by a required minimum PCI value.
The objective of this work is to present, by the means of Mind Map, the critical success factors of the project developed by a Customs Clearance Commissioner. The research methodology used is exploratory, through interviews, based on the Delphi technique to obtain consensus, combined with the exploratory-descriptive analysis of a case study. The case study was observed in an unsystematic way, with an unstructured questionnaire. The conclusions presented here reveal two critical success factors in the import of parts and pieces, that are compounds of machines and industrial equipment, showing that the Mind Map is an innovative application for managing logistics projects, enabling better visualization of critical points, which brings improvements in the planning of activities for areas of knowledge, applied to the deployment project developed by the Customs Clearance Commissioner.
The logistics platform (PL) can be understood as a place where different actors in the supply chain could be integrated in the same physical location and with this, obtain a greater synergy among the various logistical processes. That enabling an improvement in the level of logistical service provided to the client and representing a competitive advantage for the permanence of these organization’s in the market where they operate. The objective of this research was to elaborate a framework of performance indicators that could be used in the governance of logistics platforms based on bibliographical research on performance indicators in the business environment and logistics indicators. To achieve the proposed objective, a multiple cases study with leaders of logistic platforms located in Zaragoza, Valencia, and Barcelona in Spain was carried out. As a result a set of twenty seven performance indicators were identified. That presented a high degree of importance and can contribute to the governance of logistics platforms. The results from this study can contribute to observations and applications regarding the use of indicators in the governance of logistics platforms.
Purpose – The purpose of this paper is to present management techniques in the healthcare sector through lean office. Design/methodology/approach – A case study approach is adopted, with data collected in the Brazilian military organization. Findings – The findings identify several ways to apply lean concepts outside manufacturing. From this, a future lean office health state design will be proposed. Research limitations/implications – The lean office health proposal has to be tested in other organizations to confirm this case study. While this may limit the generalization of the findings, there is value in demonstrating the benefits modern lean office techniques can bring to the developing world healthcare. Practical implications – The paper shows that lean office health techniques can provide benefits to healthcare in developing countries’ hospitals and others. Originality/value – The value of the paper arises from providing a detailed analysis of a healthcare lean office in the developing world. There have been only a small number of other studies published in the literature about lean office health.
A governança pública está relacionada às estruturas e aos processos de tomada de decisão, a qual envolve as responsabilidades dos governos, a fim de examinar e confirmar a eficácia da governança na organização na qual tem uma participação ou está inserida. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as publicações acerca das dimensões e dos atributos de desempenho utilizados na governança pública e identificar os aspectos que possam corroborar com a governança de plataformas logísticas, que são considerados empreendimentos logísticos de grande porte que atendem a uma área ou região, onde se concentram atividades relacionadas à logística, à distribuição de produtos, dentre outras, e contam com a presença de diversos atores. A metodologia de pesquisa utilizada se classifica quanto ao nível como exploratória e a estratégia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo. Foram verificadas 53 publicações compostas por 103 autores e como resultado desta pesquisa identificou-se um conjunto de 19 dimensões compostas por 44 atributos de desempenho. Os atributos de desempenho associados à governança pública apresentam aspectos relevantes e aplicáveis em plataformas logísticas que tenham a participação do poder público e também podem contribuir para adequada gestão e condução deste tipo de empreendimento logístico.
O objetivo desta pesquisa foi verificar os aspectos conceituais, os princípios e os elementos relacionados a governança corporativa e pública que podem ser utilizados na governança de plataformas logísticas. A pesquisa se classifica quanto ao objetivo como exploratória e o procedimento técnico utilizado foi a revisão bibliográfica. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Considerando as características das plataformas logísticas localizadas na Europa baseadas nos relatórios técnicos Feasibility of Freight Villages in the NYMTC Region e An Exploration of the Freight Village Concept and its Applicability to Ontario e o levantamento bibliográfico sobre governança, identificouse um conjunto de 30 princípios que podem colaborar na governança em plataformas logísticas. Os resultados do trabalho poderão ser utilizados para o desenvolvimento de novas observações e tornar ainda mais consistente o conhecimento que se tem acerca do desempenho da governança em plataformas logísticas.
A partir das contribuições de diversos estudos pesquisados, observou-se que a governança tem como uma de suas principais funções, e através de seus mecanismos, estruturar e coordenar as atividades dos diferentes atores envolvidos em um relacionamento que compreende um conjunto de objetivos e metas acordados previamente. O objetivo desta pesquisa foi verificar os aspectos conceituais, os princípios e os elementos relacionados a governança corporativa e pública que podem ser utilizados na governança de plataformas logísticas. Considerando que a governança é uma variável importante nas plataformas logísticas e está associada aos procedimentos e a tomada de decisões, desempenho e controle destas organizações, esta pesquisa teve como objetivo, identificar os princípios da governança corporativa e governança pública, que podem ser utilizados na governança de plataformas logísticas. Para atingir ao objetivo proposto, realizou-se uma revisão na literatura e uma pesquisa survey com um grupo de especialistas. Como resultado desta pesquisa, identificou-se um conjunto de 30 princípios que podem contribuir na governança de plataformas logísticas, uma vez que nestes arranjos logísticos, são desenvolvidas diversas atividades logísticas e contam com a presença de inúmeros atores tanto no âmbito privado como público. Percebe-se também como contribuição desta pesquisa, os resultados do trabalho, os quais poderão ser utilizados como hipóteses para o desenvolvimento de novas observações e aplicações que se tem acerca da utilização dos princípios na governança de plataformas logísticas.
Esse artigo tem como proposta responder à pergunta: Qual foi a trajetória da logística brasileira na última década? Para isso, foi construído um roadmap dos setores de tecnologia, transportes e estoques para a logística brasileira, utilizando, como referencial, a literatura científica nacional e internacional e, como matéria-prima principal, os artigos publicados pela revista MundoLogística, desde a sua criação.
The objective of this study is to investigate a phenomenon that occurs in Brazil, specifically the spike in demand at the end of the sales period, known as the hockey stick phenomenon. This analysis will encompass the causes as well as the impacts of this phenomenon, in a way that allows alternative policies to be evaluated. Data was collected from a Brazilian branch of a large multinational in the non-durable consumer goods industry and in semi-structured interviews conducted face-to-face with executives of 26 clients. The data was used to generate a continuous simulation model based on the methods of systems dynamics. The findings showed that the phenomenon negatively impacted the manufacturer’s financial performance in the long term and indicated required changes necessary to remediate the phenomenon. This is an empirical study on the hockey stick phenomenon, a problem that affects diverse companies in Brazil. The study showed that companies should not assume the hockey stick phenomenon to be an exogenous problem; it showed that there are policies able to improve financial performance; and it provided ideas regarding ways to carry out the change process.
O objetivo desta pesquisa foi identificar um conjunto de indicadores de desempenho que podem ser utilizados na governança de plataformas logísticas a partir da revisão da literatura sobre indicadores de desempenho no ambiente de negócios e também de indicadores logísticos (serviços de logística e cadeia de suprimentos) publicados por Silva, Senna e Lima Jr. (2013) e Silva e Senna (2013), bem como as publicações complementares. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo survey com especialistas, onde foi verificou-se o grau de importância de um conjunto de indicadores de desempenho na governança de plataformas logísticas. Como resultado deste estudo, identificou-se um conjunto de 40 indicadores contidos em oito dimensões de desempenho. Entende-se que os indicadores identificados podem contribuir e apoiar a governança de plataformas logísticas, uma vez que várias atividades logísticas são desenvolvidas nestes arranjos logísticos e os mesmos contam com a presença de inúmeros atores públicos e privados.
O artigo trata da questão da logística urbana no que se refere a embalagens para as redes de franquias. Como as embalagens utilizadas nas lojas, como sacolas, caixas, fitas, papel de seda e inúmeros acessórios, são disponibilizadas, armazenadas e controladas. O desafio da logística urbana nos grandes centros onde aumentam a cada dia as restrições de circulação de veículos e de entregas nos shopping centers e as soluções para a logística urbana de embalagens a partir de estudos realizados na Europa e adaptados à realidade brasileira.
Atualmente a constante competição dos mercados tem feito com que as organizações passem a repensar suas estratégias logísticas, sob forma de utilizar um sistema de operações logísticas que seja capaz de integrar os atores e recursos envolvidos na cadeia de suprimentos. Este trabalho teve como objetivo de pesquisa, analisar as principais tipologias e características das plataformas logísticas. A metodologia de pesquisa adotada para atingir aos objetivos da pesquisa foi baseada na revisão sistemática, pois possibilitou aos pesquisadores a elaboração e desenvolvimento do conhecimento acerca do tema plataforma logística de uma forma estruturada, clara e objetiva. Ficou evidenciando durante a pesquisa e análise dos trabalhos que a utilização de plataformas logísticas surgem como uma alternativa frente aos desafios contemporâneos, onde se faz necessário um redesenho logístico para atendimento as demandas e a transposição das restrições atuais impostas a distribuição de produtos em centros urbanos ou mesmo para responder de forma dinâmica e eficiente aos diversos elos da cadeia de suprimentos.
The current demand for civil engineering work requires new skills and knowledge and calls for new and effective learning methods. This paper shows self-regulated learning strategies applied to undergraduate, graduate and specialization students from Civil Engineering in a Brazilian University. A Scale of Evaluation of Learning Strategies was administered with a view to identifying students ́ cognitive, metacognitive and dysfunctional learning strategies.
As plataformas logísticas são um local específico onde as atividades relativas à produção, transportes, logística e distribuição de mercadorias são realizadas, onde os diferentes atores envolvidos se relacionam com objetivo de obter uma maior eficiência em suas operações e gestão nestes ambientes pode ser privada, pública ou mesmo um misto entre as duas formas. Este trabalho teve como objetivo analisar as publicações acerca dos sistemas de medição e performance empresarial a fim de elaborar um framework de indicadores de desempenho que possam corroborar com a governança das plataformas logísticas. A metodologia de pesquisa utilizada se classifica quanto ao nível como exploratória e a estratégia de pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo. Como resultado desta pesquisa, identificou-se um conjunto de 15 dimensões de desempenho, composta por 76 indicadores de desempenho no âmbito empresarial que podem corroborar com a governança, a qual é composta por procedimentos associados à tomada de decisões, desempenho e controle das organizações. Os resultados do trabalho poderão ser utilizados como hipóteses para o desenvolvimento de novas observações e aplicações e que possam tornar ainda mais robusto o conhecimento que se tem acerca do desempenho da governança em plataformas logísticas.
O Brasil sediará, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol: evento mundial que ocorre a cada quatro anos e é responsável pela movimentação de um grande número de pessoas. A preparação para receber a Copa exige do país-sede grandes investimentos em infraestruturas que muitas vezes permanecem subutilizadas após o evento. O objetivo do trabalho é avaliar se as infraestruturas – estádios e sistemas de transporte – construídas para as copas da Alemanha, África do Sul e Brasil constituem legado positivo para os países-sede. A metodologia utilizada foi o estudo de casos desenvolvido a partir de dados secundários. O trabalho mostrou que (1) no caso do Brasil, os investimentos em sistemas de transporte não atendem as reais necessidades das cidades-sede e (2) diferentemente da Alemanha, na África do Sul os estádios estão em grande parte subutilizados e com dificuldade para serem mantidos. As perspectivas para o Brasil também não são boas e há grandes chances de que o país enfrente problemas semelhantes aos da África do Sul.
Plataformas Logísticas são instalações onde diversas empresas executam atividades de transporte, armazenagem, distribuição e produção de mercadorias. As plataformas contribuem para a racionalização dos processos logísticos e podem gerar importantes vantagens competitivas, reduzindo custos e melhorando o nível de serviço das empresas. O objetivo deste estudo é estabelecer os atributos que caracterizam três empreendimentos bem sucedidos com relação a sua implantação e evolução. Através da metodologia de estudo de casos múltiplos foram analisadas duas importantes plataformas logísticas europeias (Plaza em Zaragoza na Espanha e Distrito de Nola na Itália) e um Parque Eco-Industrial (Kalundborg na Dinamarca). Os resultados do estudo contribuem para o entendimento de como estas instalações devem ser implantadas e geridas para alcançar maior eficiência, além de fornecer uma modelo de análise que pode ser aplicado a novos estudos de casos.
As plataformas logísticas são empreendimentos logísticos de grande porte que atendem a uma área ou região, onde se concentram e realizam-se atividades voltadas a produção, transportes, logística e distribuição de mercadorias, utilizando-se de uma mesma base de serviços onde os diferentes atores envolvidos se relacionam com objetivo de obter uma maior eficiência em suas operações. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os atributos e elementos que podem ser aplicados à governança das plataformas logísticas. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizado uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos relacionados a governança e plataformas logísticas e também uma pesquisa das características das plataformas logísticas Europeias, extraídas dos relatórios Feasibility of Freight Villages in the NYMTC Region e An Exploration of the Freight Village Concept and its Applicability to Ontario. Como resultado verificou-se que a governança esta associada influência do poder, o grau de hierarquia entre os diferentes atores envolvidos ou participantes e também aos níveis e sinergias que se estabelecem nas relações interorganizacionais tanto na esfera pública como privada.
A concentração de vendas no final do mês é um fenômeno que ocorre há muitas décadas nos mais diversos segmentos de negócio: desde bens de consumo até automóveis, passando por equipamentos, produtos farmacêuticos, serviços e insumos industriais. Por causa disto, muitos profissionais assumem que este fenômeno seja parte do ambiente de negócios brasileiro, e que, portanto, a única coisa a ser feita é adaptar a operação para lidar com a concentração de vendas. Neste artigo irei inicialmente mostrar que a principal causa da concentração das vendas é decorrente de decisões tomadas dentro da própria empresa. Em seguida, mostrarei como a concentração impacta diferentes linhas do resultado financeiro, tanto da empresa fornecedora quanto da compradora. A terceira parte do artigo simula o resultado de diferentes soluções que algumas empresas têm adotado e aponta políticas capazes de eliminar a concentração das vendas. Ao seu final, o artigo relata o caso real de uma empresa bem-sucedida na eliminação da concentração das vendas.
A chegada da “Era Digital” determinou o fim da antiga Supply Chain da indústria de música. Isso foi consequência natural da evolução dessa indústria, cuja criação só foi possível graças à invenção da eletricidade e aos sucessivos avanços tecnológicos. Por isso, desde o final do século XIX até o presente, os progressos tecnológicos sempre foram bem recebidos por esta indústria e pelos produtores de equipamentos de reprodução18, que assistiram à criação do cilindro, Long-play, cassette, gravações digitais, CDs, mini-disks, MP3, entre outros, até chegarmos aos atuais sistemas de gravação e difusão. A Digital Supply Chain de Música na Internet é uma nova fronteira – prática e teórica – na área da gestão da cadeia de oferta e demanda (Supply and Demand Chain Management), especialmente quanto às suas funções logísticas e de transportes. Neste artigo, serão apresentadas as principais mudanças deste novo modelo de cadeia de distribuição. Elas permitem concluir que a Internet se tornou a maior rede integrada de logística e transportes existente, embora ela ainda seja pouco vista desta forma.
A fi nalidade deste artigo é apresentar um estudo de caso referente a um Sistema de Auditoria em operações logísticas internas, implantado em um operador logístico brasileiro em suas operações de movimentação e armazenagem de materiais em indústrias, armazéns e centros de distribuição. porém, por utilizar conceitos gerais, o sistema pode ser aplicado também em atividades industriais ou de serviços. o sistema de auditoria abrange a verifi cação da gestão dos 10 seguintes processos operacionais, diretos e indiretos, fundamentais para a efi ciência e efi cácia das operações: pessoas, equipamentos, controle de processos, segurança e saúde ocupacional, engenharia logística, relacionamento com o cliente, contrato com fornecedores, análise crítica de resultados, meio ambiente e organização e limpeza. é chamado de sistema de Auditoria, pois vai além da proposição e aplicação da auditoria propriamente dita, tratando-se de uma abordagem sistemática, que visa à melhoria contínua das operações, através dos seguintes passos complementares: elaboração de planos de ação para a correção dos problemas apontados nas auditorias; incentivo ao uso das tradicionais ferramentas da qualidade; repetição periódica das auditorias e a aplicação de indicadores chave de desempenho (Kpi), para se acompanhar a evolução dos 10 processos auditados. Neste estudo de caso, para se verifi car se a metodologia implantada foi bem-sucedida, foram analisados os resultados obtidos em seis unidades de trabalho do operador logístico, sendo três unidades onde o método foi implantado e três onde não foi. Estes resultados obtidos foram analisados através de alguns KPI escolhidos que, por ser padrão do operador logístico, existem também nas unidades de trabalho onde o sistema de Auditoria não foi implantado. foi feita, então, uma análise cruzada dos Kpi, em um período de 5 anos, e os resultados comparados de duas formas: primeiro foi verifi cada a evolução dos Kpi nas unidades de trabalho onde o sistema de auditorias foi implantado, para se saber se houve melhoria dos processos após a implantação do procedimento e, segundo, foi feita a comparação da evolução dos Kpi entre os dois grupos de estudo (unidades onde o sistema foi implantado com aquelas onde não foi), para se verifi car qual foi o impacto da implantação do sistema de auditorias. Ao fi nal deste artigo são apresentadas conclusões e recomendações para aprimoramento do sistema de auditorias, dentro da fi losofi a de melhoria contínua praticada pelo operador logístico foco deste estudo.
This article presents a procedure for establishing and ranking the areas that are candidates for building truck cargo terminals, based on the analytic hierarchy process (AHP) and considering location factors, with focus on accessibility considerations, expressed by indicators derived from graph theory. Accessibility is thus defined objectively for each area, contemplating its needs regarding production or consumption of cargo or promotion of intermodal transport of products. The proposed approach determines the most suitable area for locating the terminal according to the perception of each actor participating in the process as well as the set of actors, seeking to conjugate conflicting interests and facilitate convergence and the establishment of negotiated solutions. With this, it provides a more transparent and participative decision-making process and supplies basic elements for government bodies to formulate their socioeconomic development policies. The application of this procedure in the greater Rio de Janeiro metropolitan region demonstrated its feasibility in developing countries and in contexts with restricted data, funding and planning.
This paper deals with the collaborative maritime transportation problem which can be modeled with two different approaches: SD and ABMS, despite the existence of several methods to model problems with such characteristics. The literature indicates both methods to model systems containing large numbers of active objects (industries, people, vehicles, products) and their applications vary according to the required level of abstraction, which can consider more or less involved details. In order to contribute with the decision-making, one important logistic problem is adopted as example; and in the sequence, a theoretic comparative analysis between these two possible techniques to examine such problem is presented. Finally, this study describes how to model this problem using these techniques which improve the analysis of the global behavior of the supply chain, and after analysis SD method is chosen as the best appropriated method for the proposed problem and simulations are initiate.
A rede de transporte pode ter uma grande importância no processo de destinação dos resíduos e em combinação com práticas como a reciclagem, pode minimizar significativamente a disposição em aterros sanitários. Uma vez que gasto com o transporte dos resíduos sólidos urbanos representam elevadas quantias e investimentos dos orçamentos municipais, a adoção de certas técnicas e a falta de otimização dos processos podem acarretar em maiores custos de manutenção no sistema de gerenciamento de resíduos. Nesta perspectiva, a análise logística passa a ser fundamental no processo de coleta, tratamento e transporte dos resíduos. A partir das informações do “Plano Integrado de Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas, São Paulo, Brasil” foram identificadas as redes de transporte de resíduos de cada município, elencando suas deficiências. Tendo em vista a busca por soluções integradas entre os municípios o estudo sugere a adoção das premissas logísticas de consolidação de cargas e roteirização do transporte como princípios logísticos fundamentais para a melhoria do gerenciamento dos resíduos e para a integração intermunicipal da rede de transportes de resíduos.
Complex relationships and dynamic environments challenge the management of global supply chains. This paper first reviews conceptual frameworks for managing relationships along supply chains and concepts for the coordination of planning and scheduling processes. On the sequence, the integrated production and transportation scheduling problem for an original equipment manufacturer is formulated as a mixed integer program. The program combines an open flow shop problem and vehicle routing problem. The subsequent computational analysis shows that the formulated program supports the sustainable alignment between production and transportation systems and that heuristics are needed for suitably dealing with this kind of complex problem.
Objetivos: Os objetivos desta pesquisa foram mapear um transplante de fígado, fazer análises críticas nos aspectos logísticos envolvidos, sob a ótica da filosofia Lean e sugerir melhorias que levem à minimização de desperdícios e demais ineficiências. Métodos: A pesquisa foi realizada junto à Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Foram acompanhados processos desde a captação do órgão até o transplante no receptor. Após o mapeamento dos casos isolados, foram feitas análises críticas e um redesenho de processo foi proposto, visando reduzir o seu lead time. Resultados: Um mapa hipotético de valor futuro foi elaborado, representando processos com menos desperdícios. Finalmente, foram comparados os lead times inicial e algumas considerações foram feitas. Conclusão: Espera-se com este estudo validar a aplicabilidade das técnicas do lean thinking como capazes de produzir melhorias nos processos da logística de transplantes, assim como vem acontecendo em outras atividades da área da saúde.
The aim of this paper is to design a sustainable logistics platform concept based on different applications of global airport logistics platforms and industrial ecology principles. This concept has been developed for a southern Brazilian application [Campinas Metropolitan Region, São Paulo state]. The design guidelines establish a balance between the logistics activities and the environmental constraints on business viability.
A finalidade deste artigo é demonstrar aos administradores contábeis e de logística, que necessitam efetuar inventários periódicos nos estoques sob suas responsabilidades, as vantagens do Sistema de Inventário Rotativo (SIR) sobre o tradicional processo de inventário periódico. Este sistema pode ser empregado para qualquer tipo de material em estoque, em empresas de qualquer natureza ou atividade econômica. O leitor poderá verificar que o uso deste sistema apresenta vantagens financeiras, devido aos menores custos envolvidos na administração de estoques e ao menor capital investido em ativos, além de vantagens qualitativas, devido à maior confiabilidade dos resultados obtidos, desde que superadas as dificuldades inerentes ao uso do SIR. Porém, a grande vantagem de sua utilização reside na possibilidade que o sistema dá aos administradores de corrigir as causas das divergências de estoque e melhorar o índice de acuracidade dos estoques, que é um dos grandes desejos dos profissionais acima citados, além de todos os usuários de materiais nas empresas e diretores.
O artigo aborda a evolução da Logística e do Supply Chain Managemnet até os dias de hoje, explorando oportunidades de inovação dos mesmos na realidade brasileira. Apresenta as tendências para o futuro tanto em termos práticos quanto teóricos, sendo bastante provocativo nas questões relativas à obsolescência e ineficácia destas técnicas para as atividades da economia dos serviços e das experiências.
Prever o futuro não é tarefa fácil e acertar a previsão então, quase impossível. Por que aceitar então o convite para escrever sobre o futuro da movimentação de cargas nas cidades? Talvez baseando-se em Bernal (1929), que diz existir dois futuros o do desejo e o do destino e poder explanar um pouco algumas idéias sobre este primeiro. Continuo com a interpretação de Artur Clarke (1989). O futuro não existe pois quando isto acontece ele é presente. O que todos têm é uma vaga imagem do que virá, que reflete os desejos que, em raras vezes, coincidem com o que realmente acontece, ou seja, com o futuro do destino. O importante é a reflexão sobre o futuro pois é onde o homem expressa seus sonhos e alguns deles são transformados em realidade. Das diversas dimensões sobre as quais alguns ousam fazer previsões, na tecnologia é encontrado o maior volume de discussões, talvez por ser onde o homem teve até hoje maiores condições de materializar seus sonhos. Se alguém vê um vaso (objeto bem definido) caindo do parapeito de uma janela no terceiro andar de um edifício (condições bem definidas) e faz a previsão de que ele vai quebrar, tem bastante chance de acertar. Talvez erre se ele for de plástico. Agora, se uma caixa preta (objeto pouco definido) cai de uma janela qualquer (condições mal definidas) pode ser que quebre ou não e as chances de acerto de uma previsão nestas condições se reduzem bastante. Pode ser que este texto esteja nesta segunda situação, o que não impede de serem apresentadas algumas das tendências em discussão hoje sobre o tema movimentação de cargas em centros urbanos, tendo-se o cuidado de identificá-las dentro dos problemas atuais para fundamentá-las nos sonhos de equacioná-los. Por este motivo o texto a seguir está estruturado em três partes: na primeira são identificados os principais problemas associados à movimentação de mercadorias em centros urbanos atualmente; na segunda parte são apresentadas algumas discussões em andamento no mundo sobre estas questões; e finalmente na terceira parte serão relacionadas algumas tendências e previsões sobre como será a movimentação de cargas nas cidades nos próximos anos.
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise comparativa entre o desempenho dos transportes alternativos tipo van e do ônibus tanto em regiões metropolitanas quanto urbanas. Este estudo foi elaborado considerando três enfoques principais: a eficiência, a eficácia e as externalidades dos serviços prestados por estes modos de transportes. O primeiro enfoque aborda o transporte urbano por ônibus e vans segundo a ótica da eficiência da produção do serviço em relação à utilização dos recursos tanto públicos quanto privados. No segundo enfoque é considerada a eficácia no atendimento das necessidades dos usuários desses sistemas de transportes tanto individualmente quanto de forma coletiva. Finalmente são considerados os impactos ou externalidades ambientais, sociais e econômicos causados pela utilização de um ou outro sistema.
A qualidade no transporte público tem sido, nos últimos anos, alvo de diversos estudos nas empresas operadoras e órgãos gestores, ambas buscando, através da qualidade, capacitar seu serviço, mantendo e ampliando o seu mercado de atuação. Associada inicialmente a níveis de serviços e a variáveis econômicas do sistema, a qualidade, durante duas décadas, expressou somente os anseios das operadoras do sistema de transporte público e de seus órgãos gerenciadores, passando, a partir da década dos anos 90, a ser tratada amplamente, agregando também os parâmetros de qualidade pela visão do usuário, ou seja, extrapolando o campo operacional e incluindo os desejos e as necessidades da sociedade. As empresas operadoras do transporte público destacaram-se quanto à reorganização da sua estrutura administrativa, buscando na qualidade de seus processos o mecanismo de redução de seus custos operacionais. Com os órgãos gestores, o quadro de seus processos também vem passando por recentes mudanças, como os processos de concessão, permitindo extrapolar a avaliação da qualidade meramente de índices operacionais para um sistema amplo de remuneração por desempenho operacional, qualidade e satisfação do usuário. A percepção da qualidade pelos usuários tem caminhado de um plano secundário, até então legado, para um plano superior, tanto nos órgãos gestores como nas empresas operadoras, mostrando que o assunto qualidade não é somente quantitativo, mas também qualitativo, com a satisfação pelo uso. Neste artigo, faz-se uma breve conceituação de qualidade em serviços, apresentando-se a visão da qualidade pelos três agentes envolvidos na produção do serviço, que posteriormente são analisadas pela integração destas visões, com uma colocação das variáveis que influenciam o contexto administrativo e como estas variáveis agem sobre cada um destes três agentes na formação dos elementos balizadores da qualidade no serviço de transporte público.