Espaço do Scriba
O que é o Scriba?
-
O Scriba é um espaço destinado a apoiar a produção de artigos científicos e técnicos em logística e gestão da cadeia de suprimentos. Neste espaço você encontra recomendações de como produzir seu artigo científico e escolher o veículo adequado para publicação. Contribua para o aprimoramento deste espaço encaminhado suas sugestões para: lalt@fec.unicamp.br
Estratégias para Publicar
-
O objetivo de publicar um artigo cientifico é apresentar, aos leitores interessados, a sua contribuição para melhoria do conhecimento em uma dada área especifica e escutar dos seus pares criticas e contribuições para melhoria de seu trabalho. Lamentavelmente, existe hoje uma ideologia voltada a dar mais relevância à publicação do que ao conteúdo e contribuição da pesquisa. Temas muito relevantes ao Brasil muitas vezes não encontram espaço nas revistas internacionais consagradas no meio cientifico. Estamos trocando a EUREKA pelo A1, A2, etc. Lamentavelmente, esta é a regra do jogo hoje. Para escolher um canal de divulgação de seu trabalho: revista ou congresso tenha em mente algumas diretrizes.
1. PROCURE UM FÓRUM INTERESSADO NO ASSUNTO
Isto pode ser feito avaliando pelo numero de artigos relacionados ao seu tema e publicados na revista ou apresentados no congresso em questão. Isto facilitará a aceitação do seu trabalho e aumentará a chance de você receber criticas relevantes para a continuidade da investigação.
2. AVALIE CRITICAMENTE A QUALIDADE DE SUA CONTRIBUIÇÃO
Em função da abordagem e profundidade da pesquisa e escolha um canal de distribuição compatível. Isto reduzirá as negativas e aumentará a probabilidade de você publicar seu trabalho. Dificilmente um resultado intermediário de um mestrado será aceito em uma revista Qualis A1.
3. ESCREVA DE FORMA CLARA, OBJETIVA E DENTRO DOS PRECEITOS DO MÉTODO CIENTÍFICO
Lembre-se que algumas pessoas vão alocar tempo e atenção para ler e avaliar o que você vai propor. Escreva de forma objetiva, direta e clara, escolha um tema importante e apresente uma contribuição relevante e original.
4. UTILIZE SEUS COLEGAS PARA MELHORAR O ARTIGO
Antes de submeter seu trabalho peça a seus colegas que leiam criticamente o seu artigo. Isto fara uma avaliação previa do material e permitirá você submeter um material já aprimorado aumentando a chance de aceitação.
5. AVALIE O TEMPO MÉDIO ENTRE A SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO PERIÓDICO
Escolha um periódico que este tempo esteja dentro de suas expectativas para cumprimento dos prazos regulamentares da pós graduação.
6. ESCREVA UMA BOA CARTA DE ENCAMINHAMENTO DO ARTIGO PARA SUBMISSÃO
Quando encaminhar o artigo deixe claros as contribuições que ele apresenta e o grau de inovação em relação ao conhecimento na área, estas são as duas principais características que favorecem a aceitação do artigo para ser avaliado pelo periódico. O titulo, o resumo e a carta de encaminhamento devem ser cuidadosamente avaliados para passar neste primeiro crivo. Os periódicos recebem muitos artigos e são por estes três elementos que normalmente os editores fazem a pré seleção.
LEMBRE-SE
Nós estamos na área de ENGENHARIA I, qualquer artigo publicado em outra área da CAPES terá uma penalização quando avaliado pelo Programa de Pos Graduação de Engenharia Civil da FEC UNICAMP.
Veja mais informações no site da FECSelecionados na área de Engenharias I da CAPES. A lista não é exaustiva nem fechada. Pesquise também outros periódicos.
Você vai encontrar a lista completa dos periódicos científicos classificados pela CAPES e as respectivas regras de classificação no endereço: Qualis Capes
Outras classificações podem ser encontradas no Google Acadêmico, no Scopus, no SJR - Scimago Journal & Country Rank, no SCI - Journal Impact Factor List e no JCR - Journal of Citation Reports
O processo de escolha de um períodico não é simples, ainda mais hoje em dia onde a ampla oferta de períodicos disponiveis para publicação. Para auxiliar a escolha adequada sugerimos seguir o processo de análise proposto pela Open Access Academy (OAA) - saiba mais.
Algumas editoras também fornecem ferramentas para identificar o períodico mais adequado considerando o título, resumo e área. Apresentamos abaixo algumas destas ferramentas.
Elsevier - Journal Finder
Springer - Journal Suggester
Wiley - Find a Journal
Journal Guide
Ocorrem anualmente centenas de eventos na área de transportes, logística e gestão da cadeia de suprimentos. Apresentamos abaixo uma seleção dos eventos organizados pelas principais Associações Nacionais e Internacionais do setor.
Eventos Nacionais
ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes
ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos
ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção
SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção
SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional
Rio Transportes - Congresso Rio de Transportes
ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia
FATECLog - Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Eventos Internacionais
WCTR - World Conference on Transport Research
TRB - Transportation Research Board Annual Meeting
City Logistics - Instittute for City Logistics
PANAM - Congreso Panamericano de Ingeniería de Tránsito y Transporte
CUPUM - International Conference on Computers in Urban Planning and Urban Management
PLURIS - Congreso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável
System Dynamics Society - System Dynamics Society
Wessex Institute - Urban Transport - Urban Transport
Para obter informações sobre diversos outros eventos na área sugerimos consultar os calendários abaixo:
TRB
INFORMS
Elsevier
Springer
Wiley
Como Produzir
-
Uma vez definido o veículo de publicação, a proxima etapa é a produção do manuscrito. Um artigo cientifico contém as seguintes seções:
Título
Resumo e Abstract
Introdução
Materiais e Métodos
Resultados
Discussão e Conclusões
Agradecimentos
Referências
Porém, diversos autores sugerem uma reordenação destas seções para aprimorar o clareza e consistencia do manuscrito. Materiais e Métodos, e os Resultados devem ser escritos durante a execução da pesquisa. As seções de Introdução e Discusão devem ser escritas após a seleção do veiculo de publicação. O Título, Resumo e Abstract devem ser escritos por último.
Para maiores detalhes sobre o processo de elaboração do manuscrito sugerimos consultar os materiais relacionados nos links abaixo.
Elsevier - Preparing Your Manuscript
Springer - Manuscript preparation
Wiley - Manuscript Preparation Guidelines
Prof. Gilson Volpato - CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
Existem diversas ferramentas pagas e gratuitas que podem ser aplicadas para faciltar o processo de elaboração de citações e referências. Apresentamos uma lista de algumas destas ferramentas:
EndNote
Zotero
More - Mecanismo Online para Referências
Mendeley
Para conhecer outras ferramentas disponiveis e suas funcionalidade visite a página de comparação de softwares de gestão de referências disponivel na Wikipedia.
Como fazer um bom pôster
-
Acesse o arquivo Como fazer um bom pôster e confira as principais técnicas para produzir um material simples e acessível para potencializar a divulgação de suas pesquisas.
Apoio a Publicação
- LALT
O LALT apoia financeiramente artigos que atendam sua política de produção e divulgação científica. Este apoio pode ser de revisão ou de tradução.
Os critérios exigidos são: 1 – Ter qualidade de redação, conteúdo e forma compatíveis com o nível de exigência de revistas qualificadas como Qualis B2 (ou superior) pela CAPES e/ou ter índice de impacto maior que 1.0. 2 – Ter coautoria com um professor do programa de Pós-Graduação da FEC/UNICAMP e com pesquisadores do LALT. 3 – Ter temática relacionada aos interesses de pesquisa do LALT. Para candidatar-se a seleção encaminhe email para: lalt@fec.unicamp.br - PUBLIQFEC
A FEC mantém um programa de priorização e incentivo às publicações qualificadas com o objetivo de organizar a produção e a ampliação das publicações de resultados das pesquisas dos docentes, pesquisadores e alunos da FEC em canais de relevância acadêmica, especialmente periódicos indexados de circulação internacional e nacional.
Este programa poderá apoiar a produção de seu artigo também - saiba mais