Avaliação de desempenho de ferrovias utilizando a abordagem integrada dea/ahp

Autor: Humberto de Paiva Junior
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Junior

A avaliação de desempenho sempre foi um assunto de interesse para o planejamento e operação de transportes. Mas, atualmente, com as privatizações e o acirramento da competição, conhecer o desempenho tomou-se crucial para os agentes deliberantes. O processo de reestruturação do transporte ferroviário demanda um sistema de monitoração do desempenho das concessões ferroviárias que permita ao poder concedente acompanhar. e, se necessário, intervir nas concessionárias para garantir a qualidade dos serviços ferroviários. Tal sistema de monitoração deve considerar múltiplos fatores devido às características dos serviços de transporte. Neste trabalho, duas técnicas muito difundidas são comparadas como ferramentas de benchmarking. Os métodos DEA e AHP, apesar de terem origens diferentes, apresentam certas semelhanças que podem ser exploradas para uma aplicação integrada de ambos, a fim de aumentar o espectro das análises. Este trabalho também apresenta um breve relato do processo de reestruturação ferroviário e uma análise, usando o método AHP, do sistema de monitoração de indicadores proposto para o Ministério dos Transportes. Duas estruturas hierárquicas de avaliação de desempenho foram elaboradas para a comparação dos métodos, baseadas num conjunto de indicadores ferroviários de sessenta e três ferrovias de diversos países, mensurados pelo Banco Mundial. Estas estruturas hierárquicas foram julgadas por um grupo de especialistas do Ministério dos Transportes e de modo semelhante à análise de Custo/Beneficio AHP foi feito um ranking de ferrovias conforme seu desempenho.

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