Logística reversa na construção civil

Autor: André Lannes Stilben Teixeira
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

A construção civil é atualmente a maior geradora de resíduos sólidos no Brasil, respondendo por cerca de 40% do total de resíduos gerados no país. Este cenário gera grandes impactos ambientais e econômicos. A maior parte desses resíduos é descartada em lixões servindo para cobrir o lixo orgânico ou em muitos casos simplesmente em pontos clandestinos de coleta. A minimização deste problema é mais exigida por consumidores e governo que como consequência refletem no mercado da construção. Por parte dos consumidores já começam a existir aqueles que aceitam pagar um pouco mais simplesmente pelo fato da construção ter sido feita de forma mais ecológica. Por parte do governo tem-se a instituição da Resolução 307, em vigor desde 02 de janeiro de 2003, e da Lei 12.305 que entrou em vigor no ano de 2010 com o título ”Política Nacional de Resíduos Sólidos” com obrigação de cumprimento por parte de 6 setores: óleos lubrificantes, pneus, pilha, baterias, agrotóxicos e lâmpadas fluorescentes. Até 2014, outros setores, entre eles o da construção civil, terão de passar a obedecer a legislação, onde os resíduos provenientes da construção civil não poderão mais se misturar aos resíduos domésticos. Devido a estes fatos, este trabalho científico investiga como a logística reversa é aplicada na construção civil nos seguintes aspectos: investigar como ela é aplicada pelas empresas de construção; se a infraestrutura existente atende à Lei 12.305: de quem é a responsabilidade legal pela prática da lei, se a mesma é possível e viável e também se as empresas de construção já estão se adaptando a futuro obrigação da lei.

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