Fator Cubagem nas Operações Logísticas

Cardboard Box Set

CONHEÇA MAIS SOBRE ESTE IMPORTANTE FATOR PRESENTE NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS


O termo “Cubagem” esta presente na rotina de todo o profissional de logística e transportes da cadeia de suprimentos. Seu uso é aplicado em cálculos matemáticos simples para análise da relação entre volume e peso das mercadorias transportadas.

Os estudos de Cubagem buscam otimizar a distribuição do peso da carga para a acomodação nos diversos modais de transportes.

A grande maioria das tabelas de fretes utilizadas nas pelas transportadoras levam em consideração o peso da carga transportada. Desta maneira, para a cobrança de fretes é realizada o estudo de custo pelo peso transportado. Além disso, as capacidades dos veículos são mensuradas conforme o peso que podem transportar. Por exemplo, a carreta tem capacidade de 30 toneladas.

Porém, nem sempre as cargas transportas apresentam pesos exatos para serem acomodados nos veículos o que exige dos profissionais a realização de cálculos para a transformação do peso em volume. Exemplos disso, são lâmpadas, colchões e alguns artefatos de vidros que não possuem peso suficiente para a cobrança correta, mas o seu volume ocupa muito mais espaço nos veículos.

Para a realização deste cálculo é utilizado o “Fator Cubagem” que é definido para um volume equivalente a um metro cúbico transportado. No caso do transporte rodoviário, o fator de cubagem padrão na hora de calcular corresponde a 300 kg por metro cúbico.

A fórmula do cálculo da Cubagem é realizada considerando as três dimensões da mercadoria (altura, largura e comprimento) e o fator de cubagem: Altura x Largura x Comprimento x 300 (fator de cubagem).

Por exemplo, para o transporte 1 caixa com 55 cm de largura e 30 cm comprimento e 20 cm de altura a cubagem será dada por (aplicando a fórmula):

  • Cubagem = 0,55x 0,30 x 0,20 x 300 = 9,9 kg

É valido ressaltar que este fator cubagem 300 é aplicado somente para o transporte rodoviário, sendo que para o transporte aéreo, por exemplo o fator cubagem é 167.

Um grande abraço e bons estudos!

LALT Unicamp

Blog Attachment
Translate »