Uma Inovação Disruptiva: do Armazém Tradicional ao Transdocking

No transdocking, o objetivo é operar um Armazém sem Estoque. Essa inovação disruptiva não procura agregar valor ao processo tradicional de triagem e distribuição de produtos na cadeia logística, mas sim criar um novo valor: a redução, ao máximo, da estocagem e de seus custos.

Nesta apresentação, o Professor Antonio G.N. Novaes discutirá os principais componentes do processo tradicional de armazenagem e, a seguir, as particularidades do processo de transdocking. Depois serão apresentados dois casos de modelagem computacional em transdocking, com uma discussão das condições práticas de aplicação real e os possíveis resultados.
Uma lista de referências será também apresentada.

O Professor Antonio G.N. Novaes formou-se na primeira turma de Engenharia Naval, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Fez seu Mestrado no MIT, Cambridge, Massachusets, USA, em Shipping and Shipbuilding Management. É Doutor em Engenharia em Pesquisa Operacional na EPUSP.
Trabalhou como Senior Analist na Advanced Marine Technology Division, das Indústrias Litton, em Los Angeles, California, na segunda metade da década de 1960, em projetos de logística militar para a Marinha Norte-Americana. Foi professor de Transportes Marítimos e chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica na EPUSP, e mais tarde professor e chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da EPUSP. Depois se mudou para Florianópolis, SC, onde foi professor titular de Transportes e Logística, no Departamento de Engenharia de Produção da UFSC (1992-2018). Trabalhou como Engenheiro Consultor em Transportes e Logística para agências governamentais brasileiras e diversas empresas privadas de engenharia, empresas de transporte, e outras. Foi presidente executivo da empresa estatal Prodesp, de computação, na década de 1980.
Atualmente é Pesquisador Senior no LALT.

Materiais de referência desta palestra podem ser encontrados neste link.

Translate »