A LOGÍSTICA COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Autor: LIMA JÚNIOR, O. F.; GUALDA, N. D. F.

Hoje, as grandes oportunidades de conquista e manutenção de mercados encontram-se na ligação entre a empresa e os clientes e não no processo produtivo propriamente dito. Está ocorrendo, por isso, uma grande valorização do serviço prestado ao cliente e, consequentemente, a logística vem cada vez mas destacando-se como fator de competitividade entre as empresas. Para aproveitar esta oportunidade é necessário que as empresas estabeleçam estratégias, quer sejam de liderança de custos ou de diferenciação de serviços. É grande o potêncial de utilização do sistema logístico para este fim, pois pode viabilizar a oferta de um serviço adequado aos clientes, diferenciando a empresa em relação aos seus concorrentes e também, levar a redução dos custos através do aumento de produtividade e melhoria da rentabilidade de capital. Este trabalho apresenta uma forma de tratar o problema e sugere estratégias para obtenção e sustentação de vantagens competitivas através da logística.

Translate »