Análise comparativa de processos logísticos na indústria de entretenimento
O setor de serviços incorpora valores de diversas naturezas aos produtos, desencadeando uma maior complexidade dos processos logísticos. Neste contexto, a indústria do entretenimento se insere como um vasto campo de pesquisa, principalmente devido ao seu grande crescimento e importância na economia. Buscou-se identificar na teoria e na prática as particularidades e divergências entre a logística do setor de serviços e a dos bens físicos. A revisão bibliográfica estruturou conceitualmente o assunto e concluiu pela pequena literatura disponível sobre o tema. A pesquisa de campo e as visitas técnicas efetuadas em um circo, em um grupo de teatro e em uma estação de TV levantaram dados para uma análise comparativa, onde se pode concluir que estes serviços apresentam características distintas da manufatura, porém, as estruturas dos processos logísticos são similares. A distinção se faz quanto à possibilidade de se verificar o produto antes da entrega ao cliente sendo este, no caso da manufatura, um bem físico, ao contrário dos serviços, onde a “montagem do produto” se dá na frente do cliente e este “produto” nem sempre é tangível. Este é o principal fator impactante nas operações logísticas e conseqüentemente nos processos de agregação de valor.