ANÁLISE CRÍTICA DAS POLÍTICAS PARA A CARGA URBANA NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Autor: SANCHES JUNIOR, P. F. ; RUTKOWSKI, E. W. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

O objetivo desse trabalho é demonstrar como as cidades brasileiras tratam as questões das movimentações de mercadorias à luz das Políticas Nacionais de Mobilidade Urbana Sustentável. A partir de uma ampla revisão bibliográfica sobre a prátiica das regulamentações da carga urbana nos países europeus, foi possível desenvolver um questionário respondidos pelos gestores públicos de 20 metrópoles brasileiras que possibilitou a compreensão das questões inerentes à sustentabilidade no transporte urbano e o mapeamento das políticas públicas adotadas no transporte de mercadorias. A pesquisa demonstrou que o atual estágio do planejamento das atividades de movimentação de mercadorias no Brasil se encontra em um processo ocorrido na Europa na década de 90. Concluiu-se que as soluções para as atividade de carga urbana foram estruturadas a partir das externalidades negativas geradas no sistema de transporte das cidades em conseqüência do crescimento populacional, do aumento da urbanização e da demanda por maior mobilidade. Diante disso, as políticas nacionais de mobilidade urbana ou a elaboração das leis de mobilidade não estão sendo capazes de abarcar as atividades da carga urbana colocando em risco o próprio conceito de transporte sustentável. Com base nos resultados da pesquisa foram elaboradas algumas recomendações para o planejamento das atividades de movimentação de mercadorias visando que contemplem um política pública para a mobilidade sustentável de uma cidade.

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