ANÁLISE DE IMPACTOS DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS NO DESEMPENHO DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS SÓLIDOS

Autor: SILVA, J. F. ; SEYFRIED, M. F. ; MONTEIRO, V. L. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

O objetivo dessa pesquisa foi analisar os aspectos logísticos dos transplantes de órgãos sólidos, de forma a propor melhorias que visam minimizar o tempo de ciclo total dos transplantes. a pesquisa foi realizada em parceria com o laboratóriio de aprendizagem em logística e transporte e com a organização de procura de órgãos do hospital das clínicas da universidade estadual de campinas. tem-se o fator tempo como principal restrição e também como oportunidade de melhoria nos transplantes de órgãos. na pesquisa foram observados e analisados os processos logísticos envolvidos em um transplante de fígado, seguido com a proposição de melhorias ao processo. a pesquisa foi baseada em coletas de dados, primeiramente obtidos por meio da observação direta, acompanhamento do caso escolhido e entrevistas com os profissionais da saúde envolvidos, em seguida, obtidos em publicações especializadas dos setores de logística e da saúde e, em sites que abordam o tema transplantes. espera-se com esse estudo identificar e corrigir os processos que não agregam valor aos transplantes, reduzir o seu lead time total e agilizar o processo como um todo. mediante o uso de ferramentas e técnicas adequadas, estima-se uma economia em tempo de ciclo total superior a 30% do tempo real observado.

Translate »