Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no ensino de logística e transportes

Autor: Julio Cesar Ferreira dos Passos
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

As metodologias ativas de aprendizagem vêm sendo utilizadas cada vez mais em todo o mundo com o objetivo de proporcionar aulas mais dinâmicas e otimizar a absorção dos conteúdos ministrados aos alunos. Estas metodologias diferenciam-se dos modelos tradicionais de ensino uma vez que buscam tornar o aluno protagonista de seu processo de aprendizagem utilizando abordagens ativas ao longo das aulas. Embora ainda se note certa resistência e dificuldade no seu uso, estas metodologias mostram-se bastante apropriadas e oportunas para aplicação no ensino de logística e transportes tanto na modalidade presencial como a distância. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o uso das metodologias ativas de aprendizagem no ensino de logística e transportes destacando seus benefícios e dificuldades. Além disso, também desenvolveu um manual contendo protocolos de aplicação destas metodologias ativas no processo de ensino para que auxilie os docentes da área a tornarem suas aulas mais dinâmicas e inovadoras. Além deste manual, o trabalho contém uma revisão da literatura para identificação das principais metodologias ativas utilizadas, comparação com as metodologias tradicionais e as respectivas características de cada uma das abordagens no processo de ensino-aprendizagem. A partir desta revisão também foram identificadas lacunas referentes a não utilização do uso das metodologias ativas Peer Instruction, Flipped Classroom em logística e transportes. Isto direcionou a pesquisa para um estudo de caso sobre o uso destas metodologias em curso de pós-graduação com alunos de graduação, mestrado e doutorado em logística da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Quanto aos resultados, foi feita uma análise crítica sobre o uso destas metodologias, os benefícios obtidos, os desafios da aplicação e os aspectos que ainda podem ser melhorados em aulas futuras de logística e transportes. Os resultados apontam uma melhoria na motivação e maior interação entre os alunos, sendo recomendada a utilização tanto no ensino presencial quanto a distância de logística e transportes. É válido destacar que o uso destas metodologias ativas depende, também, da mudança da postura dos docentes e de seus métodos tradicionais utilizados bem como o aceite do uso de tecnologia nas aulas.