Análise do uso de pontos de recepção de veículos na logística de distribuição urbana

Autor: LOUREIRO, S. A. ; NOLLETO, A. P. R. ; SANTOS, R. B. M. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

Este artigo teve como objetivo explorar o uso dos pontos recepção de veículos (prv) como solução para distribuição de bebidas na região central de campinas-sp. o método empregado foi o de modelagem e simulação baseado em agentes que vem senndo aplicado na avaliação de sistemas socioeconômicos e para elaboração de cenários em logística e transportes, e no planejamento urbano. foram avaliados dois cenários referentes à operação de um distribuidor de bebida que atua na região em estudo. no primeiro cenário, que representa a situação atual, a distribuição de bebidas ocorre sem o emprego do prv. no segundo cenário, a distribuição de bebidas foi auxiliada pela presença de prv. o emprego do prv para o caso estudado possibilitou ganhos nos parâmetros operacionais, econômicos e ambientais avaliados. o tempo médio de ciclo do pedido e a relação entre pedidos entregues e solicitados nos dois cenários permaneceram estáveis. porém, no cenário com prv houve redução de 35% na quilometragem média percorrida e 21,63% no consumo de combustível, o que impacta diretamente o custo operacional. também foram registradas reduções de 22% nas emissões co, 23,1% nas emissões de nox, 22,0% nas emissões de nmhc e 24,3% nas emissões de mp para este cenário.

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