Análise ex-ante de políticas de restrição de tráfego e a resposta das empresas sob a perspectiva da gestão de inventário

Autor: FIORAVANTI, R. D. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

Este artigo tem o objetivo de apoiar a tomada de decisão na formulação de políticas públicas focadas na melhoria da eficiência da logística de cargas no ambiente urbano, definida como Logística Urbana. O método usado é a avaliação ex-ante de políticas através de simulação matemática. O modelo desenvolvido baseia-se em System Dynamics e avalia a eficácia de uma política de restrição de trafego de veículos de carga e a análise das respostas do setor privado considerando um modelo de gestão de estoque baseado no Lote Econômico (EOQ por sua sigla em inglês). A simulação considera quatro cenários com níveis de restrições diferentes e aplicando uma política de estoque constante e outra baseada no EOQ. Os cenários são avaliados com relação a duas variáveis de desempenhos: o custo logístico total e as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Os resultados indicam que as restrições tendem a impactar negativamente os custos ao setor privado e, adicionalmente, o nível de emissões de GEE. Esse padrão não se altera mesmo considerando diferentes políticas de inventário e a modelagem se mostrou útil para entender as reações do setor privado.

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