Aplicação de modelagem e simulação de eventos discretos em logística urbana

Autor: Rodrigo Barros Castro
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

O uso do conceito “Just in Time” e o novo metabolismo urbano, abordado por Lima (2011), demonstram a necessidade de uma maior eficiência nos processos de entrega de mercadoria nos centros urbanos. Além disso, Correia et. al (2010) relata a existência de poucas políticas públicas para transporte de cargas, o que torna o desfio de melhorar a logística urbana de cargas ainda mais crítico. O presente estudo tem como objetivo avaliar a implantação de um ponto de apoio no centro de Campinas/SP, solução proveniente de uma pesquisa que visa melhorar a logística da entrega de bebidas na região. Assim, dados da operação foram levantados e aplicados à uma função de produção para testar o modelo utilizado, e 4 distintos cenários foram avaliados: distribuição com motos em turnos regulares; distribuição com motos em turnos regulares e em entregas noturnas; distribuição com motos em 2 turnos e; distribuição com veículos pequenos de maior capacidade. Os resultados da pesquisa permitiram identificar a quantidade de recursos necessária para a operação de cada um dos cenários criados. Um futuro estudo é recomendado, para que se possa avaliar a relação benefício custo de cada opção. Ainda foi possível concluir que, com a implantação de um ponto de apoio vinculada à uma operação planejada para abastecer a região central da cidade, é possível diminuir o tráfego de caminhões neste local.

Acesse o trabalho!
Translate »