Aplicação de técnicas do lean thinking às atividades logísticas dos transplantes de órgãos sólidos

Autor: Vera Lucia Monteiro
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

As técnicas do pensamento enxuto ou Lean Thinking têm sido amplamente aplicadas na indústria. Entretanto, elas também têm se mostrado eficazes nas atividades da área da saúde. Sendo assim, este estudo objetivou investigar sua aplicação nas atividades de logística dos transplantes de órgãos sólidos, tentando reduzir seu tempo de ciclo, porque o tempo é a principal e mais importante restrição nos processos de transplante. A pesquisa foi realizada em parceria com a Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Os procedimentos envolveram o acompanhamento in loco dos processos de transplante escolhidos, desde a retirada do órgão do doador até o seu implante no receptor, tendo sempre por foco as atividades logísticas. Após o mapeamento dos processos, foram feitas análises críticas, buscando detectar os desperdícios em cada etapa e então, um redesenho de processo foi proposto, com vistas a reduzir o seu lead time, através da eliminação dos desperdícios encontrados. Na seqüência, um mapa de valor futuro projetado foi desenhado, representando os processos mais enxutos. Algumas implementações de melhorias sugeridas foram feitas, através da aplicação de ferramentas lean apropriadas a cada situação e, finalmente, um novo processo foi mapeado para comparação dos lead times antes e depois das implementações. Esperou-se com este estudo averiguar a aplicabilidade das técnicas do pensamento enxuto, como capazes de produzir importantes melhorias nos processos da logística de transplantes de órgãos sólidos, assim como vem acontecendo em outras atividades da área da saúde.