Autor: REDAELLI, J. C. ; PASSOS, J. F. ; VALES, J. F. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

REDAELLI, J. C. ; PASSOS, J. F. ; VALES, J. F. ; LIMA JÚNIOR, O. F. . Aprendizagem ativa em curso da pós graduação da Engenharia Civil segundo o modelo cíclico da aprendizagem autoregulada. In: COBENGE 2017 – XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville – Santa Catarina. COBENGE 2017 – Inovação no Ensino/Aprendizagem em Engenharia. Brasilia: Abenge, 2017. O mercado atual de engenharia civil, especificamente na área de transportes, exige novos conhecimentos, competências e métodos efetivos de aprendizagem. Este artigo avalia o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada, por meio da Aprendizagem Ativa, através de um estudo de caso realizado na disciplina “Fundamentos de Serviços Logísticos” do programa de pós-graduação de engenharia civil, área de concentração transporte, da FEC-Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Os participantes foram 30 alunos com idade média 26 anos, mestrandos, doutorandos e de graduação. A maioria (60%) assistiu às aulas no modo presencial e o restante online. Cada aula durou três horas. Quatro estratégias de aprendizagem foram aplicadas nas aulas: Grupo de Observação e Grupo de Verbalização, Grupo de Oposição, Kahoot e “Design Thinking”. A pesquisa seguiu o modelo cíclico de aprendizagem autorregulada. As tarefas de cada aula eram enviadas aos alunos com antecedência de quatro dias. Os alunos faziam as apresentações no início das aulas e no final, os pesquisadores implementavam uma das estratégias. Avaliações verbais eram feitas no fim das aulas, exceto para a estratégia Kahoot, que tinha sua própria avaliação. As estratégias adotadas apresentaram resultados efetivos quanto à participação e engajamento dos alunos nas tarefas. Houve críticas sobre falhas na conexão com a Internet que dificultou o desenvolvimento mais apropriado do Kahoot. Estas ações serão replicadas envolvendo outros professores, outras disciplinas em casos futuros com o objetivo de aumentar a eficácia dos professores quanto ao uso de estratégias de aprendizagem autorregulada.