As metodologias ativas de ensino mais utilizadas no ensino a distância de logística e transportes: uma revisão sistemática da literatura.

Autor: PASSOS, J. C. F. ; VALES, J. F. ; REDAELLI, J. C. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

O uso das metodologias ativas de aprendizagem vem ganhando cada vez mais espaço no ensino a distância de diversos cursos de graduação e pós-graduação. Este aumento se dá em função dos resultados positivos que são obtidos tornando o aluno mais participativo e envolvido durante as aulas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é explorar o potencial de uso das metodologias ativas no ensino a distância de logística e transportes. Com base em uma revisão sistemática da literatura sobre o tema identificou-se quais são as metodologias ativas de aprendizagem mais utilizadas no ensino a distância de logística e transportes bem como lacunas de aplicações existentes. Com a pesquisa constatou-se que os métodos mais utilizados no ensino a distância de logística e transportes são Web E-Learning, Gamification e Simulation enquanto os menos utilizados são Peer Instruction, Flipped Classroom e Problem Based Learning (PBL).

Translate »