AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UMA CADEIA LOGÍSTICA UTILIZANDO A METODOLOGIA TRANSQUAL

Autor: LIMA JÚNIOR, O. F.; TACLA, D.

O objetivo deste trabalho é apresentar a análise de uma cadeia logística utilizando a metodologia TRANSQUAL para avaliação da qualidade de serviços logísticos e de transportes. Esta metodologia, desenvolvida pelo primeiro autor, tem como princípio básico sis-tematizar o processo de avaliação da qualidade em serviços logísticos e de transportes segundo uma visão sistémica do problema. Para avaliação da qualidade num serviço logístico a metodologia TRANSQUAL sugere analisá-lo segundo cinco classes de problemas, envolvendo aspectos relativos a: caracterização sistêmica do serviço, definições estratégicas do negócio. concepção e projeto do serviço. projeto e operação do sistema de prestação do serviço e gestão da interface com clientes e outros interessados. Seguindo esta metodologia, o trabalho desenvolve uma avaliação de qualidade dos serviços prestados pela GAFOR Ltda. em uma cadeia logística de um granel líquido do setor alimentício, abrangendo desde a armazenagem no produtor, passando pelo transpor-te até o tanque de consumo. Trata se de um caso real e bastante atual com aspectos importantes associados à necessidade de se operar todo o sistema de forma balanceada. com determinados padrões de qualidade que a indústria alimentícia exige, e ao mesmo tempo dentro de níveis de custo que garantam competitividade em um mercado de “commodities”. O sistema analisado é gerido por uma parceria entre produtor e transportador, buscando a satisfação do cliente final que são indústrias produtoras de bebidas, entretanto. sob a ‘ótica do operador logístico o cliente do parceiro também é seu cliente e precisa ser bem atendido.

Translate »