Boas práticas hidroviárias para a logística urbana no Brasil: um estudo de caso

Autor: Ester Divieso Roman Rodrigues
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

O transporte por hidrovias é o mais econômico dentre os diversos modais, e também é capaz de transportar grande volume de cargas por longos percursos causando menores impactos sociais e ambientais. Por outro lado, o transporte de cargas urbanas é um desafio a ser estudado. São muitos os problemas relacionados com essa prática, como congestionamentos, acidentes e custos elevados, porém é uma atividade intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico das cidades e extremamente necessária. Nesse cenário, o objetivo desta pesquisa é identificar boas práticas internacionais de logística urbana hidroviária e, a partir desses exemplos, analisar as possibilidades para a sua implementação no cenário brasileiro. Inicialmente foram exploradas práticas de países onde as hidrovias desempenham um importante papel na matriz de transportes e são utilizadas em áreas urbanas. Posteriormente, o uso do modal em cidades do Brasil foi identificado e analisado de acordo com informações disponíveis e relações encontradas entre os casos estudados. Foi realizado um estudo de caso na cidade de Belém (PA), visando explorar como o transporte por hidrovias pode auxiliar na logística urbana na realidade brasileira. O levantamento em campo juntamente com as análises comparativas apontam as dificuldades atuais da logística urbana e diversas possibilidades para as práticas hidroviárias no cenário brasileiro. A utilização do SIG (Sistema de Informações Geográficas) pode auxiliar os estudos na área urbana, possibilitando soluções mais eficientes. O presente trabalho contribui ainda com a indicação de uma sequência para estudo e implementação de práticas de logística urbana hidroviária em cidades brasileiras.

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