BR 551: UM JOGO PARA TRANSPORTES

Autor: LIMA JÚNIOR, O. F.

O objetivo deate trabalho é apresentar o jogo BR-551, voltado para o ensino de tópicos de Planejamento e Economia de Transportes atualmente em desenvolvimento na Escola Politécnica da USP para aplicação na disciplina PTR-551 – Economia e Avaliação de Sistemas de Transportes, ministrada no último ano da Engenharia Civil. BR-551 foi concebido segundo conceitos e elementos dos chamados RPG: Role Playing Games. Estes jogos apresentam como principais características, não serem necessariamente competitivos e envolverem negociações e encenações, além de aleatoriedade de eventos. O jogo procura familiarizar o aluno com os conceitos de oferta, demanda e custos de transporte em situações de concorrência entre empresas de transporte rodoviário de cargas. Cada jogador recebe inicialmente uma certa quantia em dinheiro com a qual comprará e manterá sua frota de caminhões, além de cobrir seus custos administrativos. Ele participará de concorrências para o transporte de cargas entre várias cidades. Para isso o jogador determinará seu preço e seu tempo de transporte que, somados *A sua confiabilidade, determinarão o valor da sua utilidade. Com os valores das utilidades de todos os concorrentes, segundo um modelo logit multinomial, determina-se a fatia do mercado que cabe á cada participante. As empresas, então, iniciam as viagens, durante as quais poderão ocorrer alguns imprevistos. Terminadas as viagens, calcula-se o balanço financeiro das empresas e inicia-se uma nova rodada. A contribuição do desenvolvimento deste jogo ao ensino está associada á utilização de recursos lúdicos para trazer a vivência de casos práticos em operações de transportes e, com isso, uma maior efetividade na consolidação de conceitos.