Caracterização de plataforma logística para organizações sociais

Autor: Christiane Lima Barbosa
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

Este estudo tem como objetivo caracterizar uma Plataforma Logística para a melhoria do desempenho sustentável de organizações sociais a partir de observações práticas em estudos de caso para contribuir com a gestão e as operações, garantindo a sua permanência no mercado. Nesse contexto, torna-se importante a segmentação de mercados como uma ferramenta auxiliar que diferencia uma organização de seus concorrentes através da criação de estratégias que favoreçam atingir posições exclusivas e determinantes frente aos concorrentes. Os aspectos sociais evidenciam o aprendizado, a evolução tecnológica e o desenvolvimento de redes de relacionamentos. Este estudo está voltada às organizações sociais formadas pelos empreendimentos que realizam a gestão, a produção e a comercialização de seus produtos em mercados específicos e que se relacionam na forma de redes. A metodologia utilizada é estudo de caso múltiplo, a qual utiliza a entrevista e a observação direta como instrumentos de pesquisa para o levantamento dos dados. Para a definição do modelo de plataforma foram realizados quatro estudos de casos prospectivos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, escolhidos intencionalmente por atuarem em diferentes segmentos econômicos, apresentarem níveis de maturidade diversificados, pela adoção de diferentes estratégias logísticas e semelhanças no modelo de gestão em cooperativas. Os fatores críticos de sucesso como visão estratégica, comprometimento da alta administração, estrutura logística adequada e estrutura de negócio podem garantir resultados econômicos mais satisfatórios quando organizados e gerenciados segundo uma estrutura e governança. A formação de parcerias e alianças estratégicas é a estratégia competitiva priorizada neste novo mercado. O desafio dessas organizações é orientar suas ações no longo prazo conforme os aspectos financeiros, processos e clientes em um processo contínuo de melhoria, de aprendizado e aperfeiçoamento em direção ao crescimento organizacional quanto às finanças, clientes, processos internos, crescimento e aprendizagem, formação de parcerias e meio ambiente.

Translate »