City Logistics e boas práticas em logística urbana: o caso de São Paulo

Autor: Rodrigo Barros Castro
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

A urbanização ocasiona em uma maior demanda por mercadorias, serviços e atividades logísticas de apoio, atividades que geram impactos significativos nas cidades. O conceito de city logistics se apresenta como oportunidade para o transporte urbano de cargas. Diversas boas práticas de logística urbana foram desenvolvidas para mitigar seus impactos associados. Porém, cidades têm características diferentes, e políticas públicas ou soluções aplicadas em áreas urbanas distintas só podem resultar em diferentes impactos. Além disso, a melhor escala para se estudar a logística urbana de cargas é no nível distrital, uma vez que permite o desenvolvimento de introspecções relativas à características locais das operações, suas restrições e necessidades. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo a melhora na sustentabilidade do transporte urbano de carga em uma área crítica da cidade de São Paulo, Brasil. A primeira etapa deste projeto consiste na identificação de clusters urbanos na cidade de acordo com variáveis relevantes para a logística urbana ¿ concentração de estabelecimentos, população, regulamentações e densidade e capacidade de vias. Este procedimento permitiu o conhecimento do contexto de São Paulo com relação ao transporte urbano de cargas, e ainda a sugestão de políticas públicas gerais que contribuem para a mobilidade na cidade. A segunda etapa fundamenta-se no estudo aprofundado de uma área de um quilômetro quadrado com o envolvimento dos atores impactados pelo transporte urbano de carga. A aplicação de um método multicritério para tomada de decisão permitiu a análise e proposta de uma boa prática apropriada para o contexto do local.

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