CONDICIONANTES DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TRANSPORTES

Autor: LIMA JÚNIOR, O. F.; GUALDA, N. D. F.

Como características típicas dos serviços, podem ser consideradas Intangibilidade dos produtos, Inseparabilidade entre produção e consumo; Heterogeneidade dos resultados e do desempenho dos processos, e Perecibilidade. Os transportes apresentam outras características que os diferenciam dos demais serviços Dentre elas. cabe destacar que. além de desbalanceamentos temporais, suas demandas apresentam, concomitantemente, desbalanceamentos espaciais, que a oferta apresenta indivisibilidades, que sua produção não ocorre em ambiente controlado, pois desloca-se espacialmente, e que transporte é uma atividade meio, isto é, suas operações fazem parte de uma cadeia de eventos onde o cliente tem interesse no resultado final do conjunto de atividades e não só especificamente no transporte. Ademais, os mercados dos serviços de transportes não criam, na maior parte dos casos, forças competitivas baseadas na qualidade Estes serviços variam, ainda, com o tipo de tecnologia utilizada para produzi-los. Estas diversas características são analisadas enfatizando-se a influência das mesmas na qualidade dos serviços prestados. As proposições apresentadas neste trabalho foram extraídas da Tese de Doutorado do primeiro autor, orientada pelo segundo e defendida no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.

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