Construção de uma metodologia alternativa para a avaliação das escolas públicas de ensino fundamental atravéz do uso de análise por envoltória de dados dea: uma associação do quantitativo ao qualitativo

Autor: Sueli Carrijo Rodrigues
Orientador: Luiz Carlos de Freitas

Esta pesquisa teve como problema construir um processo de avaliação de qualidade das escolas a ser aplicado em média e larga escala e definido a partir do respeito à identidade institucional, das exigências de seus gestores e dos interlocutores locais. Para isso, teve o objetivo de construir um processo alternativo de condução de avaliação em nível de sistema de ensino fundamental e integrado à concepção de avaliação ligada à melhoria da qualidade, a partir da utilização local dos resultados do processo. Como instrumentos de coleta de dados optamos pela aplicação de entrevista com os gestores e uso dos questionários do SAEB 2001, tanto para os alunos como para os professores. Isso trouxe para a discussão a necessidade de um modelo de avaliação que respeitasse a identidade institucional, a definição de indicadores concretizada localmente, à idéia da avaliação como instrumento útil à gestão dos objetivos da instituição e, com vistas ao seu aperfeiçoamento, o encaminhamento da avaliação na identificação de critérios e procedimentos adequados à própria realidade. Com isto, optamos por um estudo com intensa relação entre a abordagem qualitativa e quantitativa. Buscamos ainda a técnica: Análise por Envoltória de Dados (DEA) para avaliar a eficiência produtiva das escolas e, concomitantemente, avaliar o potencial da DEA para os estudos no campo da avaliação institucional nos princípios de uma avaliação global, legítima do ponto de vista técnico e político. Tal técnica permite a construção de uma fronteira de eficiência específica para cada uma das escolas avaliadas e indica taxas de eficiência técnica ou de gestão. Da mesma forma, permite calcular os possíveis índices e aumentos de produtividade para cada uma das escolas do grupo, aliados as mudanças de gestão ou de produtividade. Utilizando os modelos CCR e BCC para a aplicação DEA, nos dois casos orientados para maximizar os resultados, verificamos empiricamente a produtividade das escolas selecionadas. A metodologia utilizada proporcionou informações sobre as unidades estudadas e a projeção de uso de recursos com eficiência propôs a substituição de fatores para a melhoria de eficiência de cada escola. Discutir no local da escola com os atores, as aplicações desenvolvidas e seus resultados e buscar as opiniões deles sobre as conseqüências disso, à luz da interpretação dos resultados, constituíram a validação dos resultados. A partir dessa validação dos resultados do modelo DEA pela escola e a construção dos compromissos locais através do processo educativo e formativo de controlar os indicadores, começa o uso da avaliação na escola. Assim, esse processo formativo tem que ser construído localmente, isto é, seu controle estará contido nas exigências da comunidade em relação à escola de qualidade. Estudos, como o aqui apresentado, buscam medir a eficiência relativa das escolas para subsidiar um processo de avaliação institucional. Outros estudos, aprofundando o que aqui foi iniciado, poderiam buscar a construção de maior eficiência, eficácia e efetividade. Evidenciamos, assim, que o objetivo de nossa pesquisa foi iniciar um processo que converta a avaliação institucional num assunto de discussão no ensino fundamental, de modo a provocar um processo de construção dessa avaliação.