Contribuição metodológica ao estudo de localização de terminais rodoviários regionais coletivos de carga
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um procedimento para identificar e hierarquizar as áreas de uma metrópole de acordo com suas potencialidades para localizar terminais rodoviários de carga, com base no Método de Análise Hierárquica (MAH) e uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG). Nesse processo, estabelecem-se apropriados fatores locacionais e respectivas importâncias relativas, de acordo com ampla revisão bibliográfica e conforme a percepção dos diferentes agentes envolvidos. Enfatizam-se os padrões de acessibilidade e sua interferência na promoção da intermodalidade e na racionalização da operação de caminhões nas vias urbanas. Este procedimento primeiramente identifica e caracteriza as áreas candidatas à localização do terminal, bem como estabelece os padrões de acessibilidade aos pólos geradores, atratores de carga e promotores de intermodalidade com o auxílio da Teoria dos Grafos. Além disso, a partir de entrevista com os representantes dos agentes intervenientes nesse processo de localização, confirma e acrescenta fatores revisados no Estado da Arte, define a importância relativa de tais fatores e a preferência entre as áreas candidatas. Finalmente, hierarquiza essas áreas segundo a avaliação de cada agente separadamente e em conjunto. Os resultados obtidos com a aplicação deste procedimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro reforçou sua contribuição em conjugar interesses conflitantes entre os agentes, incorporar objetivamente os padrões de acessibilidade das áreas no estudo de localização e proporcionar um ambiente transparente e participativo para a formulação de políticas públicas.