CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ESCOLHA E IMPLANTAÇÃO DE WMS EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS DO SETOR AGRÍCOLA

Autor: Alisson Rodrigo Agustini Veloza
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro

O objetivo do trabalho é avaliar qual a melhor e mais coerente tecnologia WMS em uma operação de distribuição de peças de equipamentos agrícolas, de forma a atender uma lista de pré-requisitos que irão guiar à escolha final de qual tecnologia a operação irá utilizar. O trabalho foi desenvolvido com base em visitas e entrevistas com empresas que possuíam a tecnologia WMS e que se mostravam mais próximas a operação. Além disso, foi elaborado através da revisão da literatura, pesquisando nos melhores materiais disponíveis sobre o assunto, quais os mais importantes critérios de seleção presentes para a operação, para a área comercial e para TI, chegando a um resultado final que seria o mais satisfatório para a empresa como um todo, permitindo menores investimentos, colhendo os melhores e mais produtivos frutos. Como resultado final, a escolha pelo sistema mais eficiente e assim sua instalação na empresa, que permitirá no futuro o aumento de capacidade em processamento de pedidos (picking, packing e shipping), aumento da velocidade de armazenagem de peças, redução de mão-de-obra, redução das movimentações internas, melhoria da lógica aplicada à estocagem e separação, permeará o uso do inventário cíclico e retirada de relatórios de forma modular com gráficos permitindo inúmeras possibilidades. O trabalho em seu transcorrer demonstra como um único sistema bem escolhido pode aumentar a eficiência, controle, inteligência em vários processos da operação, deixando o cliente final mais satisfeito e possibilitando aumento da participação no mercado.

Acesse o trabalho!
Acesse o poster!