DECISÃO ESTRATÉGICA PARA NACIONALIZAÇÃO DE CARGAS EM RECINTOS ALFANDEGADOS COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA, AGILIDADE E REDUÇÃO DE CUSTO – ZONA PRIMÁRIA X ZONA SECUNDÁRIA

Autor: Tathiana Farinelli Sanchez
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro

De acordo com o cenário econômico atual, faz-se necessário aperfeiçoar os custos praticados dentro das organizações, de maneira que estas mantenham-se de forma competitiva no mercado no qual estão inseridas. Considerando a representatividade dos custos logísticos no Brasil, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar qual seria a melhor escolha para desembaraço das cargas importadas: as características, custos, prazos e diferenças entre a zona primária (Aeroporto) e secundária (Porto Seco) para os processos a fim de reduzir os custos com armazenagem e capatazia nos recintos mantendo o máximo de agilidade e segurança no processo. Como resultado, espera-se chegar em um perfil de cargas cujo custo logístico seja menor para desembaraço em zona primária e, dessa forma, orientar o importador para a melhor escolha de acordo com seu processo.

Acesse o trabalho!
Acesse o poster!