Digital Supply Chain de música na internet um novo paradigma para a logística.

Autor: FRANCO, R. A. C. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

A chegada da “Era Digital” determinou o fim da antiga Supply Chain da indústria de música. Isso foi consequência natural da evolução dessa indústria, cuja criação só foi possível graças à invenção da eletricidade e aos sucessivos avanços tecnológicos. Por isso, desde o final do século XIX até o presente, os progressos tecnológicos sempre foram bem recebidos por esta indústria e pelos produtores de equipamentos de reprodução18, que assistiram à criação do cilindro, Long-play, cassette, gravações digitais, CDs, mini-disks, MP3, entre outros, até chegarmos aos atuais sistemas de gravação e difusão. A Digital Supply Chain de Música na Internet é uma nova fronteira – prática e teórica – na área da gestão da cadeia de oferta e demanda (Supply and Demand Chain Management), especialmente quanto às suas funções logísticas e de transportes. Neste artigo, serão apresentadas as principais mudanças deste novo modelo de cadeia de distribuição. Elas permitem concluir que a Internet se tornou a maior rede integrada de logística e transportes existente, embora ela ainda seja pouco vista desta forma.

Translate »