Dimensionamento de embalagens retornáveis em uma cadeia de suprimentos de laço fechado

Autor: Amanda Quintal Avoleta
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

O objetivo desse trabalho centrou-se em desenvolver um modelo para dimensionamento do número de embalagens do tipo "múltiplas viagens" (multiway), em uma cadeia de suprimentos de laço fechado. Tais embalagens retornam à cadeia depois de acondicionarem o produto ao seu destino final. Em seu retorno passam por um processo de manutenção (reparo, limpeza), para voltarem a sua forma original e, então, são estocadas para próximo uso. Uma embalagem, em seu ciclo de acondicionamento do produto, está sujeita a incertezas associadas aos seguintes fatores: demanda do produto final; tempo de viagem com o produto; tempo de permanência no ponto de consumo; tempo de retorno ao ponto de reuso; tempo de manutenção para o próximo uso; e sua indisponibilidade afeta significativamente o nível de atendimento ao cliente. Embora exista um vasto material sobre o gerenciamento da cadeia direta, os estudos sobre cadeia reversa são mais raros e se prendem principalmente a estudos de configurações para o fluxo em retorno e seus custos. No dimensionamento do número ideal de embalagens para atendimento do consumidor, com um nível adequado de suprimento, não são encontrados trabalhos que considerem a questão da aleatoriedade dos tempos de viagem relacionada à gestão dessas embalagens. A proposta deste trabalho consistiu em estabelecer um procedimento para os tratamentos dos dados, visto que são aleatórios, e disponibilizar um modelo simulação que auxiliasse a gestão de cadeias com embalagens multiway. A aplicação é feita em uma cadeia voltada para o comércio de flores, pela necessidade de acondicionamento destas em embalagens que as protejam de danos durante o período de manipulação e viagens. Por questões econômicas, são utilizadas embalagens retornáveis que, após serem utilizadas, reintegram-se à cadeia de suprimentos, tornando-a uma cadeia de suprimentos de laço fechado.

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