DIMENSIONAMENTO DOS ESTOQUES DE SEGURANÇA NA POLÍTICA PARA GESTÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Autor: Francisco Rodrigues de Campos Neto
Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Arruda Ignácio

Como elemento fundamental para contribuição na redução, controle dos custos totais e, principalmente, instrumento para melhoria do nível de serviço oferecido pela empresa, é crescente a importância atribuída à gestão para política de estoques. Este trabalho tem como objetivo estabelecer decisões sobre estoques, que envolvem o dimensionamento dos estoques de segurança na política para gestão de matérias-primas e o melhor momento para planejar o ressuprimento. O problema identificado e resolvido foi à busca pelo equilíbrio dos níveis de estoque da empresa, onde, se alto demais compromete o seu capital investido em matérias-primas, ou, se baixo demais compromete a disponibilidade de materiais para a produção. O método aplicado foi o cálculo do estoque de segurança e o resultado da solução aplicada confirmou um modelo de gestão de estoques viável e aplicável à empresa em estudo, além de proporcionar benefícios relevantes sob a ótica do custo/benefício, melhorando o nível de serviço ao consumidor sem altos níveis de estoques ou elevados custos de manutenção.

Acesse o trabalho!
Acesse o poster!