Estudo de mobilidade urbana através de simulações no jogo cities in motion II: Campinas-Norte
O presente tem por objetivo apresentar o trabalho final de curso de graduação em engenharia civil pela Universidade Estadual de Campinas. O trabalho trata do uso de um jogo de simulação, Cities in Motion II, para estudo e simulação dos problemas de mobilidade enfrentados pelos habitantes da região norte da cidade de Campinas, avaliando o jogo como ferramenta lúdica no aprendizado de planejamento de transportes. A região foi criada dentro do universo do jogo, identificaram-se os principais problemas, e três cenários foram criados a partir de um inicial sem transporte público: o primeiro só com ônibus, o segundo com ônibus e trólebus e o terceiro com ônibus, trólebus e trem. Cada cenário foi simulado no período de um mês, e os resultados gerados pelo jogo foram analisados, verificando a influência das mudanças no cotidiano da região. No fim, com os três modais, foi possível ver um grande aumento na popularidade do transporte público, com taxas de uso cada vez maiores, e níveis de satisfação crescentes. O modal que se mostrou mais eficiente foi o trólebus. Além disso, foi perceptível que o jogo pode ser utilizado como ferramenta de aprendizado de planejamento de transportes.
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