IMPLEMENTAÇÃO DO INDICADOR OTIF APOIADO AO CONCEITO DE TORRE DE CONTROLE PARA MELHORIA NA DISTRUIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA DO VAREJO

Autor: Lucas Vinícius de Melo
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro

O objetivo deste artigo é mostrar como alavancar o nível de serviço de atendimento aos clientes e ao mesmo tempo buscar redução dos custos de distribuição em uma empresa que atua no varejo, através da implementação do indicador de performance OTIF (On time in full) e da estrutura e conceito de Torre de Controle, que busca principalmente trazer visibilidade e colaboração para a gestão de transportes. Para implementação do indicador OTIF será utilizado o roteiro proposto pelo DMAIC, umas das ferramentas mais utilizadas dentro da metodologia Lean Seis Sigma. A partir deste projeto a companhia objeto de estudo alavancou no período analisado o OTD (On Time Delivery) em 5% e o índice de atendimento de pedidos (Fill Rate) em 4%, projetando uma redução no custo de distribuição de aproximadamente R$ 260.000,00 de julho de 2017 a junho de 2018.

Acesse o trabalho!
Translate »