Logística Urbana: particularidades da América Latina e Caribe

Autor: HIRAKAWA, A. P. R. ; MORENO, G. N. M. ; LIMA JÚNIOR, O. F. ; ISA, S. S. ; FIORAVANTI, R. D.

Em países da América Latina e Caribe, as principais cidades apresentam uma elevada taxa de concentração urbana, com alto nível de circulação de veículos e diferentes operações de carga e descarga, que competem por espaço com os veículos de passageiros, causando congestionamentos para aqueles que precisam entrar ou sair do perímetro urbano e desafios logísticos para as empresas. Nos países desenvolvidos, especialmente na Europa, Ásia e América do Norte, organizações governamentais e instituições civis utilizam boas práticas para reduzir as restrições logísticas e as externalidades causadas pelo transporte de cargas nos centros urbanos, com intervenções e políticas de logística urbana. Essas ações estão sendo replicadas de forma semelhante em países em desenvolvimento porém as diferenças socioculturais e econômicas da realidade latino-americana muitas vezes dificultam ou penalizam estas aplicações. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as diferenças das operações de logística urbana na América Latina e no Caribe em comparação com países e regiões da Europa, Ásia e América do Norte. Concluiu-se que, as grandes diferenças da logística urbana entre América Latina e Caribe e regiões mais desenvolvidas do mundo estão relacionadas à quatro contextos: favelas, hub cities, clusters e centros históricos e que existem ainda grandes oportunidades para melhorar o bem estar social, minimizar o impacto na qualidade do ar e fomentar a economia na região através de bom planejamento das operações de logísticas.

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