MELHORIA DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

Autor: Geovane Alves da Silva
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro

Este artigo tem como objetivo analisar oportunidades de melhoria na eficiência operacional de um centro de distribuição (CD) e realizar ações corretivas e preventivas para que as causas de desvio identificadas sejam eliminadas. Nesta análise serão utilizadas ferramentas de Qualidade e técnicas da metodologia Lean que é proveniente do sistema Toyota de Produção. Através da análise de causas, foi identificado que a causa raiz para a baixa produtividade no processo de picking do CD é: Falha fluxo de tratativa de erros de falta e excesso, com base nisto, foi desenvolvido junto aos departamentos inerentes um fluxo de tratativa de Faltas e Excessos. Este fluxo passou pela avaliação da área de Qualidade, e foi implementado na operação depois de validado. Após 01 mês de implementação, os ganhos na produtividade desta área já apresentam 15% de melhoria, o que influencia diretamente na eficiência operacional do CD e que já apresenta um índice 6,2% maior que o inicial, partindo de um nível 81% para os atuais 87,2%.

Acesse o trabalho!
Acesse o poster!
Translate »