Metodologia Ativa como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem em Cursos de Logísica

Autor: VALES, J. F. ; PASSOS, J. F. ; REDAELLI, J. C. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

A mudança do perfil comportamental dos alunos junto com uma maior disponibilidade de conteúdos demandam maior participação ativa no processo de aprendizagem. A questão principal deste trabalho é saber como utilizar as metodologias ativas no ensino de disciplinas como a logística. Na literatura existem poucas informações específicas do uso de metodologias ativas em logística. Objetivo deste artigo é apresentar e analisar aplicações de três técnicas de metodologia ativa (GO-GV, Grupo de observação e de verificação, GO Grupo de oposição e Flipped Classroom, aula invertida) em situações reais no ensino da logística. Seguindo a metodologia de estudo de casos múltiplos foram realizadas três experimentos em uma disciplina de serviços logísticos no curso da faculdade de engenharia civil, FEC-UNICAMP. As técnicas mostraram-se muito adequadas ao uso no ensino de logística e abre oportunidade para novas aplicações quer seja em situações presenciais quanto virtuais ou mistas.

Translate »