Modelo para análise ex-ante de políticas de logística urbana baseadas em centros de distribuição urbanos. Uma abordagem utilizando dinâmica de sistemas

Autor: Reinaldo Daniel Fioravanti
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

O aumento do número de veículos de carga nos centros urbanos causa diversas externalidades negativas sob os aspectos financeiro, ambiental e econômico; como o aumento dos congestionamentos e das emissões de gases de efeito estufa, e a deterioração acelerada da infraestrutura. Por outro lado, os custos da chamada última milha representam ao redor de 28% dos custos totais da cadeia de suprimentos das empresas, por isso, a formulação de políticas públicas que buscam melhorar o desempenho da logística urbana tem ganhado importância nas agendas dos gestores públicos. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de propor um modelo para apoiar a formulação de políticas públicas de logística urbana com ênfase nos Centros de Distribuição Urbanos (CDUs). O método usado é a simulação matemática contínua baseado em dinâmica de sistemas que incorpora elementos de gestão da cadeia de suprimentos. O modelo contém dois níveis: nível estratégico (NEST), o qual tem o objetivo de avaliar o retorno econômico dos CDUs e de outras medidas ao longo do tempo e o nível operacional (NOPE), que permite estimar o retorno financeiros dos CDUs sob diferentes tipos de parcerias público-privadas (PPPs). Os resultados indicam que os CDUs são soluções robustas sob os aspectos econômicos e ambientais e podem reduzir tanto os custos logísticos das empresas como as emissões de CO2, e superam outras políticas em vários cenários; no entanto, os CDUs se aplicam principalmente em cidades que atingiram níveis de congestionamento críticos. Finalmente, embora a sustentabilidade financeira dos CDUs seja de difícil alcance, as simulações indicam que a escolha da melhor modalidade de parceria com o setor privado, incluindo o tipo de contrato de PPP, pode equilibrar os riscos e reduzir os recursos públicos envolvidos. Finalmente, propõe-se um procedimento para a replicação do modelo, bem como um marco para o desenho de políticas públicas de logística urbana focadas nos CDUs.

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