O uso comercial da internet e sua influência sobre os processos logísticos

Autor: Wilton Costa Drumond Sousa
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Junior

Desde a liberação da Internet para uso comercial em 1993, o seu crescimento no mundo tem permitido o surgimento de una ampla gama de novos negócios e novas formas de se fazer os negócios tradicionais, afetando inclusive as cadeias de suprimento. O objetivo deste trabalho foi identificar os agentes que operam no mundo virtual estabelecendo, quando possível, comparações com agentes do mundo real, delimitando novas formas de relacionamento entre as empresas e alterações que estão ocorrendo como, por exemplo, o surgimento de cadeias de suprimento virtuais. O foco principal das análises foi o impacto da Internet nos processos logísticos, com especial atenção aos relacionamentos existentes em uma cadeia de suprimento genérica de bens físicos. Este impacto esta se dando de três formas: como uma nova ferramenta de comunicação; como um novo instrumento de relacionamento; e como um novo canal de distribuição.Como ferramenta de comunicação, a Internet vem beneficiando instituições, empresas e pessoas pela facilidade de uso e cobertura geográfica e temporal. Como instrumento de relacionamento a Internet possibilita, além das características citadas acima, individualização do atendimento, liberdade, impessoalidade, interatividade e uma grande quantidade de informação disponível. E como canal de distribuição a Internet ainda está incipiente mas permite vislumbrar seu potencial para substituir alguns canais tradicionais, principalmente nos setores onde a informação é o produto vendido, antes corporificada em um meio fisico como livros, discos de música, ou discos óticos com software.

Translate »