Projeto Básico para vias de acesso a ciclovias e ciclofaixas de movimentações urbanas de cargas

Autor: Ricardo Miranda
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

- - O projeto de ciclovias e ciclofaixas na cidade de São Paulo é extenso e em contínuo progresso. Segundo dados da CET o número de usuários vem aumentando. Contrariando dados da ABRACICLO em que o número de bicicletas no Brasil está em decrescente desde 2009. Mesmo a cidade vindo nessa contramão e em crescente, um problema ainda é notado. Apesar do uso de bicicletas nas ciclovias de grandes avenidas como na Av. Paulista e Av. Faria Lima estarem elevando os índices, ciclofaixas espalhadas pela cidade estão vazias deixando a impressão de abandono e não uso. O objetivo deste trabalho é viabilizar um projeto básico para uma rua da cidade que simbolize o problema das ruas da cidade em que a instalação de faixas para ciclistas não é possível. Diversas ruas ou por serem estreitas, ou por necessitarem de estacionamento colado à calçada, ou por qualquer outro motivo de logística inviabilizam a instalação das faixas. O Código de trânsito brasileiro Art.58 salienta o uso da bicicleta para essas ruas no sentido do fluxo e próximo à pista de rolamento. O Art. 59 salienta que o uso dos passeios por ciclista será apenas em vias autorizadas e sinalizadas. Também, segundo o Art.201 é necessário que o motorista deixe uma distância de 1.5m ao ultrapassar o ciclista. Os não cumprimentos são sujeitos à multa. O código de transito nessa situação é impraticável. Seja pela não possibilidade de execução, pela falta de sinalização necessária para o seu cumprimento, e então pela consequente não possibilidade de autuação pelo órgão responsável. Esse projeto básico busca trazer soluções para esse tipo de via, seja na possível sinalização completa da via, uma possível alteração de design, ou trazer possíveis aspectos a serem discutidos quanto à legislação. O intuito final desse trabalho é aumentar o uso de bicicletas pela cidade, não somente por áreas centrais e com o objetivo de locomoção ao trabalho, mas para uso diário e necessidades diárias.

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