Proposta de aplicação de conceitos e métodos da geografia do tempo em logística urbana
A Logística Urbana encontra-se em expansão e obstina otimizar as operações logísticas em áreas urbanas. Um dos seus desafios é modelar as movimentações de cargas. A Geografia do Tempo traz, para este contexto, uma perspectiva que permite representar a movimentação da demanda de transporte a partir da análise de três restrições espaço temporais: de autoridade, de capacidade e de dependência. A Geografia do Tempo remete, essencialmente, à movimentação de pessoas, os estudos voltados para a carga ainda sãoincipientes. As cargas e as pessoas sofrem restrições espaço temporais, mas de forma distinta, por exemplo as janelas de tempo para operações e a perecibilidade temporal de alguns produtos, principalmente cargas refrigeradas e vivas. Contudo, ainda não há uma reflexão abrangente sobre as restrições espaço temporais inerentes a movimentação urbana de carga, como há no caso de passageiros. Tais considerações justificam a pergunta motivadora desta pesquisa: Como aplicar conceitos e métodos da Geografia do Tempo de forma a subsidiar a Logística Urbana? A metodologia prevê a revisão sistemática da literatura e estudo de casos em dois anos. Inicialmente, serão desenvolvidos conceitos para representar e analisar geograficamente as restrições espaço temporais para cargas. No segundo ano serão avaliados métodos da Geografia do Tempo com aplicabilidade na Logística Urbana e serão realizados estudos de caso e testes práticos. O presente projeto associa-se ao “Desenvolvimento de um modelo expedito de produção de matriz OD de carga para cidades brasileiras”, aprovado pelo Edital MCTI/CNPq nº 14/2013. Seus resultados serão úteis para subsidiar o conhecimento na área, bem como ações de Logística Urbana no contexto do Centro de Logística Urbana do Brasil - CLUB.