Proposta de uma estrutura de indicadores de desempenho a ser utilizada na governança de plataformas logísticas

Autor: Rafael Mozart da Silva
Orientador: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

A economia mundial tem provocado mudanças significativas durante as últimas décadas, especialmente nas áreas de comércio internacional e produção das organizações. Estas mudanças na produção global aumentam a complexidade da cadeia de suprimentos, reforçando a noção de que as estratégias e práticas da logística tornam-se elementos essenciais para as organizações. A criação e a utilização de plataformas logísticas mostram-se como alternativas frente ao dinamismo e nível de competitividade atual. A plataforma logística (PL) pode ser compreendida como um local, onde os diferentes atores da cadeia de suprimentos possam estar integrados em um mesmo local físico e com isto obter uma maior sinergia entre os diversos processos logísticos realizados podem possibilitar uma melhoria no nível de serviço logístico prestado ao cliente e representar uma vantagem competitiva para a permanência destas organizações no mercado onde atuam. As plataformas logísticas podem contribuir inclusive com os governos interessados no desenvolvimento econômico e social de uma determinada região. Um aspecto importante a ser considerado nas plataformas logísticas (PLs) está relacionado à governança, pois são diversos os atores envolvidos nestes arranjos logísticos e muitas PLs contam com a presença de um elevado número de empresas participantes, que buscam uma maior eficácia e eficiência em suas operações. O objetivo geral desta pesquisa foi propor uma estrutura de indicadores de desempenho que possa ser utilizada na governança de plataformas logísticas a fim de contribuir com a administração das mesmas e apoiar as atividades realizadas, potencializando seu desempenho e colaborar com os objetivos propostos. A metodologia utilizada nesta pesquisa se classifica quanto a sua natureza como aplicada, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Com relação aos objetivos, a presente pesquisa classifica-se como exploratória e segue os pressupostos da triangulação de métodos, onde os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica em bases de dados, a pesquisa do tipo survey com especialistas do Brasil, Europa, Ásia e América do Norte e o estudo de casos múltiplos. A partir do referencial teórico pesquisado, foi identificado um conjunto de indicadores de desempenho no âmbito empresarial e logístico, os quais foram submetidos aos grupos de especialistas para uma análise e avaliação dos mesmos e como resultado desta etapa obteve-se um total de 41 indicadores de desempenho com elevado grau de relevância atribuídos pelos respondentes. Após a etapa de revisão da literatura e a realização das pesquisas do tipo survey, os indicadores foram validados por um grupo de executivos de plataformas logísticas localizadas na Espanha. Na opinião dos executivos das PLs, um total de 27 indicadores de desempenho foram considerados relevantes e podem ser utilizados na governança das plataformas logísticas. Os indicadores validados foram consolidados e a partir dos mesmos, foi elaborada uma estrutura de indicadores de desempenho que possa ser utilizada na governança de plataformas logísticas. A presente tese de doutorado foi desenvolvida no formato de artigos em conformidade a Resolução CPPG-EC/FEC-062/2013 (Deliberação Congregação FEC 106/2013) da Comissão de Pós-graduação do Programa de Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. Elaborou-se neste trabalho, um total de treze artigos, dos quais oito foram publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, dois foram aceitos e aguardam a publicação nos anais de um congresso internacional e um foi submetido a periódico na área de transportes de âmbito nacional. Os dois últimos artigos desenvolvidos na etapa final da pesquisa serão submetidos a dois periódicos (A1 e A2) da área de conhecimento da pesquisa. Entende-se como contribuição desta pesquisa os resultados finais obtidos com o estudo, os quais poderão ser utilizados como hipóteses para o desenvolvimento de novas observações e aplicações que se tem acerca da utilização de indicadores de desempenho na governança de plataformas logísticas.

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