REDESENHO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA DE ATACADO
As redes de atacado de supermercados evoluem seus sistemas logísticos criando Centros de Distribuição, adjuntos aos grandes centros urbanos. Esta estratégia possibilita mantê-los próximos aos pontos de venda para um ressuprimento eficiente e eficaz, por harmonizar condições favoráveis aos problemas de tráfego e vizinhança, que limitam o acesso de grandes caminhões aos centros urbanos e, além de, reduzir o custo logístico ampliado. Nesta nova estratégia é possível identificar ganhos relacionados com fatores como: redução nos custos de transportes acarretados pelos fornecedores; redução de custos de estoque e armazenagem; liberação de espaço nobre nas lojas; redução de mão de obra; redução da falta de produto no ponto de venda. Porém, a rede de atacado absorve custos relacionados à manutenção da operação do Centro de Distribuição, como custos operacionais e de transporte de mercadorias do Centro de Distribuição para as lojas. O presente estudo tem como objetivo estudar o redesenho da rede de distribuição de uma empresa atacadista no mercado brasileiro, de tal forma a reduzir os custos logísticos e aumentar o nível de serviço. Em relação aos resultados obtidos, pode-se concluir com o redesenho da rede logística, a empresa obterá ganhos financeiros com o declínio dos custos logísticos ampliados e aumento de 10,17 pontos percentuais no nível de serviço. Em virtude disso, aumentará a disponibilidade de produtos nas prateleiras evitando perda da venda pela ruptura.
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