Subsídios para avaliação da qualidade ambiental de campi universitários

Autor: Maria Aparecida Rodrigues
Orientador: Emília Wanda Rutkowski

As Universidades, pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão desempenham papel importante na promoção da sustentabilidade do desenvolvimento da sociedade. No século XX, em sua última década, um número representativo de universidades implementou políticas ambientais ou processos de planejamento e gestão ambiental em seus campi. Esses processos se fundamentaram em princípios de minimização de impactos, conservação e uso adequado dos recursos naturais, obediência à legislação ambiental, proteção do meio e da biodiversidade, conscientização com motivação e comprometimento ambiental da comunidade universitária. Os programas e políticas propostas para as universidades, internacionais e nacionais, em seus macro-objetivos se compromissaram com a sustentabilidade do meio, estabelecendo um conjunto de indicadores - ambientais, sociais, institucionais e econômicos - como instrumentos de avaliação de seus campi. o presente trabalho pretende explorar a possibilidade de avaliar a qualidade ambiental de campi universitários através de indicadores ecológicos e sócio-econômicos com base na metodologia Battelle. Como estudo de caso a metodologia foi aplicada, com as adaptações necessárias, para avaliar a qualidade ambiental da Cidade Universitária Zeferino Vaz campus de Barão Geraldo da Unicamp.

Translate »