Uma Revisão Sistemática Sobre Práticas do Lean Service

Autor: MARCHINI, D. M. F. ; FERNANDES, G. ; SANTOS, R. S. ; SILVA, I. B. ; LIMA JÚNIOR, O. F.

Em razão da competitividade existente no mercado as organizações buscam se adequar às suas tendências e solicitações a fim de satisfazerem um conjunto cada vez mais exigente de requisitos e com isso serem mais competitivas. para isso, buscaam metodologias que assegurem o aumento da sua produtividade e a redução de perdas nos produtos, processos e serviços. é nesse sentido que a aplicação de técnicas e ferramentas da metodologia enxuta, que antes eram exclusivas das manufaturas, vem se disseminando e evoluindo para outras áreas não industriais, como, por exemplo, o setor de serviços. em face disto, neste trabalho, serão abordados os conceitos de mentalidade enxuta aplicado ao setor de serviços denominado de lean service. este trabalho tem como objetivo identificar de que forma a metodologia enxuta tem sido aplicada no setor de serviços por meio de uma revisão sistemática. para esta revisão foram selecionados artigos publicados nas bases de dados da capes, web of knowledge e scielo, além dos anais dos congressos simpep e simpoi publicados desde 2006. os resultados demonstraram que há diferenças no foco das publicações nacionais e internacionais, assim como nos setores em que a metodologia está implantada.

Translate »