TCCs FEC-0600 Turma 18
Resumo | Poster
O presente trabalho tem por objetivo propor melhorias no processo de abastecimento de linhas de produção em uma empresa que adota um sistema de produção sob encomenda, e com isso reduzir a quantidade de horas de parada de linha, aumentar a produtividade do processo logístico e reduzir os custos operacionais. As melhorias aplicadas foram desenvolvidas utilizando conceitos do pensamento enxuto aplicado a logística, modelos de reabastecimento de estoques como o sistema kanban e o método de duas gavetas, e definição de rotas de entrega baseado no método varredura citado Ballou (2006), além do método proposto por Harris et al. (2014) para melhoria do processo de abastecimento. Após a implementação de tais medidas, foram comparados indicadores que comprovaram uma melhoria no processo de abastecimento, através do aumento no nível de serviço e redução de custos operacionais.
Resumo | Poster
Uma previsão de demanda efetiva, assim como uma boa gestão dos estoques, são práticas essenciais para que empresas estejam preparadas para as oscilações de seu mercado consumidor, mas é comum que empresas de pequeno e médio porte enfrentem dificuldade em suas aplicações. O presente trabalho visa propor uma política de previsão de demanda e gestão de estoques a uma empresa do setor de produtos esportivos, de pequeno porte, e que está no mercado desde 2011. Como o desafio inicial seria a mudança de cultura de empresa, ou seja, passar a monitorar a demanda e os estoques, optou-se por analisar métodos práticos de serem aplicados. Para previsão de demanda analisou-se os métodos de média móvel, média móvel ponderada, suavização exponencial, Holt e Winter. Para gestão dos estoques aplicou-se o método de mínimo-máximo, que resultou em propostas de grandes mudanças de estoque médio e lote e frequência de compra.
Resumo | Poster
Passamos por um crescente consumo e utilização de equipamentos eletrônicos, com isso, existe um aumento grande na obsolescência dos mesmos pela rápida evolução tecnológica pela qual o mundo passa, por tanto cada vez mais a logística reversa tem um papel importante na coleta destes equipamentos para que os mesmos possam ser descartados de maneira correta. Estes equipamentos possuem materiais que agridem o ambiente e é crescente o número de empresas que se preocupam em descartar os equipamentos que foram produzidos ou distribuídos por sua responsabilidade. No mercado de adquirência, que é responsável pela facilitação de pagamentos via cartões, esta preocupação não é diferente e cada vez mais as empresas mobilizam sua logística para reversar os equipamentos (maquinetas de cartão), utilizados para os meios de pagamento, e realizar o descarte. Este tipo de operação não agrega valor ao produto, gerando apenas custos operacionais, por conta disto, o profissional da logística deve sempre procurar soluções para reduzir ao máximo estes custos. O objetivo deste trabalho é propor a descentralização de centros de coleta para descartes de equipamentos do mercado de adquirência de tal forma a reduzir os custos operacionais.
Resumo
O Brasil tem enfrentado uma forte crise econômica que está afetando todos os níveis de atuação e cada vez mais as empresas estão buscando redução dos custos, principalmente de inventário. Este trabalho tem como objetivo determinar o método de previsão de demanda mais adequado para uma empresa do mercado de reposição de autopeças para reduzir a falta de material e aumentar o nível de atendimento. O trabalho foi desenvolvido através de uma análise da revisão bibliográfica sobre as definições e politicas de estoque, combinadas com análise dos métodos de criticidade. Para tanto, foram elencados os vinte itens de maior representatividade da família de produto Válvula e aplicado os métodos de previsão de demanda a fim de analisar os desvios. Além disso, foi sugerido um modelo de estoque de segurança a ser utilizado pela empresa.
Resumo
O objetivo desse trabalho é assessorar uma empresa de transporte em fase de prospecção de novos mercados na analise de viabilidade de um serviço entre dois municípios com uma demanda conhecida. O trabalho apresenta uma referência bibliográfica mencionando forma para dimensionamento de frota e analise dos custos operacionais fixos e variáveis, considerados para formação do preço de frete. Através dos resultados obtidos, concluiu-se a inviabilidade do projeto em sua primeira fase, onde foi analisado apenas o frete ofertado pelo contratante, que ficou 16,90% abaixo do almejado pelo transportador que é de 12% de lucro na operação. Na segunda fase, com a proposta de utilização de frete de retorno o projeto se torna viável, com lucro por viagem de 25,42%, superando os 12% almejado pelo transportador.
Resumo
Esse trabalho teve como objetivo avaliar a configuração da rede logística de uma empresa do segmento do agronegócio que atua com produção e comercialização de sementes no Brasil, e propor alterações em suas estruturas de armazenagem e distribuição, com intuito de minimizar os custos totais da operação logística. Para realização do estudo foi feito a análise dos custos logísticos envolvidos para atender a previsão de vendas do ano de 2016. Foram considerados como variáveis de custos logísticos neste modelo:custos de armazenagem, custos de transporte de distribuição, custos tributários incidentes sobre a circulação da mercadoria na distribuição – ICMS. O resultado obtido com este estudo foi à redução de 2% nos custos da rede logística através do corte do ponto de armazenagem e distribuição, situado no Estado de Minas Gerais.
Resumo
Em função da necessidade de se importar insumos farmacêuticos, faz-se necessário um bom planejamento de compras internacionais. O objetivo deste trabalho é melhorar o processo de compras internacionais de insumos de saúde através da homologação dos fornecedores de tal forma a reduzir o tempo de ressuprimento, antecipar algumas etapas do processo interno de emissão de pedido; melhorar o nível de serviço aos clientes; e garantir a qualidade dos insumos, pela redução de materiais reprovados e seus respectivos custos. O processo de compra da empresa estudada consiste em receber as solicitações de compras do departamento de planejamento, realizar as cotações, indicar a cotação vencedora para a aprovação, e somente após esta aprovação de preço solicitar a documentação para o fornecedor de homologação da compra. Este trabalho tem seu conteúdo qualitativo e seus dados coletados a partir de um caso real, com investigação, análise, e planejamento de suas etapas. Todos os dados levantados e aqui relatados possuem uma análise para verificação da viabilidade de aplicação do projeto. Estas características definem o trabalho como sendo um estudo de caso, a fim de relatar um profundo conhecimento do tema abordado (Yin, 2005). Com a eliminação da homologação durante a compra, o processo de cotação ficou mais rápido, pois não são necessários questionamentos prévios referentes à especificação do produto no momento da compra uma vez que os fornecedores são previamente homologados. O lead time total do processo de compra foi reduzido em 10 dias. Com o aumento da agilidade no processo, foi evidenciada melhor oportunidade de negociação junto aos fornecedores, aumento no nível de serviço, redução de materiais reprovados por qualidade, e oportunidade de consolidação de pedidos.
Resumo
A busca incessante pela competitividade e parcelas de mercado tornou-se cada vez mais o foco das empresas nos últimos anos, principalmente se tratando de indústrias de bens de consumo, cujos produtos ou marcas podem ser facilmente substituídos por similares, sendo a logística vista como área fundamental para conseguir de forma estratégica, econômica e ecológica muitas vantagens competitivas. Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa de bens de consumo e tem como objetivo apresentar uma aplicação prática para reduzir o custo de fretes de fornecedores de transportes ao mesmo tempo em que busca elevar o nível de serviço prestado através de análise de dedicação de transportadoras para clientes específicos. Inicialmente foram abordados temas para adquirir embasamento ao estudo e posteriormente foram analisados dados realizando comparativos com o cenário anterior. O projeto resultou em aumento de 2% no nível de serviço com economia no custo de frete.