O Cliente e (ou é) a Razão dos Serviços de Logística e Transportes

sergio-sindicamp

Aconteceu na noite desta terça-feira a 4.palestra intitulada “O cliente e (ou é) a razão dos serviços de logística e transportes”. Esta é uma parceria SINDICAMP juntamente ao LALT do ciclo de palestras continuadas, onde renomados acadêmicos e profissionais do setor abordarão os principais temas pertinentes à Logística e Transportes dentro do tema “Competitividade” do Programa Inovação Empresarial.

A abertura do evento recebeu o Presidente do Sindicamp, José Alberto Panzan e da Sra. Elza Lucia Panzan, Presidente da FUNTRAM – Fundação Memória do Transporte. Segundo Elza Lucia, o projeto para a abertura do Museu Brasileiro do Transporte está sendo muito bem estudado e em breve boas notícias serão anunciadas. A mesa de debates recebeu também a presença do Sr. Luiz Fernando Mantello, curador do FUNTRAM e proprietário da Transportadora Mantello, para debater a logística Clientes x Serviços.

Os palestrantes da noite foram o Professor Doutor Sérgio Adriano Loureiro, professor da Faculdade de Engenharia Civil do CEATEC da Puc Campinas, Doutor e Mestre pela Unicamp com ênfase em Transportes e que é também pesquisador do Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes da Unicamp desde 2005. Loureiro atua como professor convidado no curso de especialização em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística (FEC-600), também da Unicamp. E do Professor Titular da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Orlando Fontes Lima Júnior. Orlando possui graduação em Engenharia Naval, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado na Unicamp e na Bournemouth University. Atualmente é assessor na CGU/Unicamp e coordena o LALT.

Entre os temas debatidos, foram destacados alguns assuntos como a logística em tempos de crise, como usar a atual crise como uma oportunidade de negócios, estratégias competitivas nas empresas (liderança em custos, diferenciação e enfoque). Produtos x Clientes, curva ABC (princípio de Pareto), Matriz BCG, modelo de falhas na qualidade dos serviços prestados, Demanda x Oferta e técnicas de previsão de demanda (quantitativo ou qualitativo), foram alguns dos tópicos apresentados.

O intuito da Programação é propiciar aos empresários e profissionais da área ferramentas para uma melhoria de gestão, redução de custos e capacidade de resposta rápida às demandas do mercado com maior eficiência e competitividade. A próxima palestra acontece no dia 14 de junho com o tema “Mercado e Competitividade”.

Soraia Burger MTb. 27.722

Related Blogs